Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

terça-feira, 31 de maio de 2011

Efeito Estufa e Aquecimento Global


O Fato:

Emissão de CO2 bate recorde histórico


A emissão de gases do efeito estufa bateu recorde em 2010, na maior liberação de carbono na atmosfera já registrada. O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) diminui as esperanças de manter o aquecimento global em níveis seguros.
Segundo a agência, as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, cresceram 5% no ano passado em relação ao recorde anterior, em 2008. Em 2009, as emissões haviam caído graças à crise financeira global, que reduziu a atividade econômica.
Essas informações significam que o objetivo de prevenir um aumento de temperatura de mais de dois graus Celsius - que cientistas dizem ser o limite para mudanças climáticas potencialmente perigosas - deve se tornar apenas uma utopia.
"Estou muito preocupado. Está se tornando extremamente desafiador permanecer abaixo de dois graus. A perspectiva está ficando mais sombria", disse Fatih Birol, economista-chefe da AIE, ao jornal inglês The Guardian.
No último ano, 30,6 gigatoneladas de CO2 foram despejadas na atmosfera, oriundas principalmente de queimas de combustíveis fósseis.
Os países desenvolvidos foram responsáveis por 40% das emissões totais em 2010, mas responderam por apenas 25% do crescimento. Países em desenvolvimento, como China e Índia, registraram aumento muito maior.

A Opinião:

Ecologia e Economia possuem o mesmo radical (Eco). Enquanto o primeiro termo se refere ao estudo do meio, o segundo termo se refere à gestão. É possível realizar uma boa gestão sem considerar os estudos? Sabe-se que é necessário retirar recursos naturais para produção de bens e mercadorias, não apenas as supérfluas como também as essenciais, sabe-se também que a energia obtida através da queima de combustíveis fósseis proporcionou um crescimento na produção dessas mercadorias.
Mas a importância dos recursos naturais e do uso dos combustíveis fósseis não é o xis da questão. O que é fundamental saber é se a voracidade no uso desses recursos não pode levar, em algum momento, ao fim da vida na Terra.
Mesmo sob alerta acerca dos riscos da queima de combustíveis fósseis, a produção não cessa, pelo contrário, aumenta. Parece que os seres humanos querem apertar o botão de auto-destruição.

O debate:

O aquecimento global é um fato ou uma farsa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário