Leitura sem fronteiras - Tradutor

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fome na região do Chifre da África








O Triste Fato:


Fome ameaça meio milhão de crianças na África

Meio milhão de crianças está em "risco iminente" de morrer de fome na região do Chifre da África. O alerta foi lançado pela Unicef.
Este organismo das Nações Unidas salienta que a forte seca que se verifica nesta região do continente africano afeta mais de dois milhões de crianças e que a vida de um quarto delas está em perigo, se nada for feito rapidamente.
"Meio milhão de crianças sofre de desnutrição severa e está em risco iminente de morte. Precisam de ajuda imediata", disse o director executivo da agência das Nações Unidas para a infância, Anthony Lake, numa conferência de imprensa em Nairóbi, na capital do Quénia, citado pela agência Efe.
Lake juntou-se ao ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional, Andrew Mitchell, que anunciou no sábado o envio de 60 milhões de euros de ajuda urgente para a Somália, Quénia e Etiópia.



A Opinião:

Imagens fortes que mexem bastante com o nosso emocional, mesmo acompanhando o sofrimento do continente africano por muitos e muitos anos, existem imagens e fatos que nunca podem se tornar banais.

Infelizmente as sensações que ficam são de impotência, por não conseguir sequer amenizar o problema daqueles seres humanos como nós, e de revolta, por perceber que os que podem de fato ajudar, não estão nem um pouco preocupados com essas vidas. 

Quando houve uma crise econômica e muitos bancos foram atingidos, o mundo se mobilizou e conseguiram todo o capital necessário para evitar que os bancos quebrem. Bem, agora precisamos da mesma mobilização para evitar que crianças morram de fome. O capital utilizado para salvar os bancos resolveria os problemas do Chifre da África por um bom tempo, mas, onde está o interesse?

Espero realmente que essa catástrofe seja evitada e que um dia todos os moradores do continente africano possam ter a oportunidade de levar uma vida digna, porque atualmente, a maioria da população nem essa chance tem.

O Debate:

Você enxerga alguma solução viável para a região do Chifre da África?

3 comentários: