Leitura sem fronteiras - Tradutor

domingo, 20 de maio de 2012

Tremor de terra em Montes Claros/MG


O Fato:



Tremor de 4,2 atinge cidade de Montes Claros, em Minas Gerais


Um tremor de terra ocorrido na manhã deste sábado (19) na cidade mineira de Montes Claros (418 quilômetros de Belo Horizonte) assustou moradores e causou rachaduras em pelo menos um edifício. Não há registro de vítimas. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros, falou que, mesmo sem medida de intensidade exata, o tremor está com certeza entre um dos maiores registrados em Montes Claros e pode chegar a 4,2 graus de magnitude.
O instituto, que calcula os abalos sísmicos no Brasil, parou de receber os dados do terremoto na manhã de ontem e não pode estimar a intensidade exata do abalo. “A cidade de Montes Claros está localizada em uma falha geológica, que fica especificamente dentro do bairro Atlântida. Por isso que sempre acontecem tremores por lá”, explicou o especialista.
Barros afirmou que, segundo  relatos da população, é possível estimar que o abalo chegou a registrar um ápice de 6 ou 7 pontos de intensidade. “Em uma escala que vai de 1 a 12, que é um índice que calculamos a partir da percepção das pessoas, o fato em Montes Claros, pode ter atingido o máximo de 7 pontos”, disse. “Para deixar claro, podemos dizer que, na Escala Richter, o tremor foi de aproximadamente 4,2 pontos”, afirmou Barros.
Ele explicou ainda que todos os abalos que já atingiram a cidade no Norte de Minas Gerais são tremores de superfície terrestre, ou seja, são acomodações da crosta. “Dependendo de onde estão os pontos centrais de alguns abalos, um tremor de 4,8 pontos já pode causar danos para cidades urbanas”, diz Barros. O especialista não descartou a possibilidade de novos tremores atingirem a cidade. “Certamente pequenos sismos ainda estão acontecendo na região, mas são imperceptíveis para a população. Não podemos descartar as chances de um novo sismo acontecer em Montes Claros”.
O Corpo de Bombeiros disse ter recebido centenas de ligações com relatos de quedas de objetos no interior das moradias além de pequenos danos nos imóveis. Muitas pessoas também queriam saber se havia a possibilidade de réplicas e se poderiam permanecer em casa. O prédio de quatro andares onde funciona o Shopping Popular, no centro da cidade, sofreu rachaduras. As imagens de uma câmera do circuito interno do shopping registraram a correria no momento do tremor.
Segundo os bombeiros, os tremores de terra são comuns em Montes Claros. No dia 2 de abril deste ano, foram registrados três tremores.
Fonte: correio24horas

A Opinião:

Foram aproximadamente 10 segundos com a terra tremendo, tempo suficiente para apavorar muitas pessoas na cidade de Montes Claros, até porque 4,5 graus na escala Richter é um abalo considerável.
Há 20 anos era impensável falarmos em tremores de terra no Brasil, hoje recebemos notícias de tremores em algumas cidades brasileiras. A impressão que as pessoas tinham era que não haveria terremotos no Brasil por estarmos afastados da área de contato entre placas tectônicas, porém os abalos que acontecem aqui são decorrentes de acomodações da crosta terrestre e não de choque entre placas tectônicas. O risco de um abalo forte é bem menor em situações como essa.
Com o crescimento das cidades e o avanço dos meios de comunicação, os abalos passaram a ser notícia em todo o Brasil, assim começamos a perceber que não estamos livres de tremores de terra. Assim, é fundamental os governos das áreas mais suscetíveis aos tremores começarem a se preparar estruturalmente, além de transmitir informações para a população para diminuir o pânico que uma situação como essa causa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário