Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

Mostrando postagens com marcador Lula. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lula. Mostrar todas as postagens

sábado, 29 de outubro de 2011

Ex-presidente Lula


O Fato:

Após diagnóstico de câncer, Lula sai de hospital em SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 20h deste sábado, onde foi diagnosticado com câncer na laringe. O ex-mandatário despistou a imprensa na saída e não comentou sobre a doença. Ele foi para São Bernardo do Campo (ABC paulista), onde mora.

Segundo diagnóstico divulgado neste sábado pelo hospital Sírio-Libanês, Lula tem um tumor maligno e vai passar por sessões de quimioterapia. O tratamento terá início já na semana que vem.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, afirmou que os médicos "estão dizendo que em três meses têm como se curar com a quimioterapia". "Estamos todos muito preocupados, mas temos esperança da capacidade dele de superar obstáculos. Conhecemos sua energia e sua saúde. E se Deus quiser vai superar mais esse obstáculo," afirmou Carvalho, ainda.
Mais cedo, o médico gastroenterologista Raul Cutait afirmou que o ex-presidente reagiu "bem" à notícia de que tem câncer. De acordo com o ele, que não faz parte da equipe que cuida do político, Lula se comportou normalmente no quarto. "Ele está falando, conversando, está bem disposto", disse o médico na ocasião.
Segundo a assessoria do ex-presidente, o ex-chefe do Poder Executivo vinha se queixando de rouquidão e dor de garganta. O quadro fez com que o médico Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aconselhasse o ex-presidente a realizar exames.
Ainda hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, realizou uma visita de 20 minutos a Lula e disse que os exames certificaram que a doença não se espalhou pelo organismo. "Não houve mesmo metástase, os exames mostraram isso. Não se espalhou para outros órgãos", declarou. Além do apoio presencial, o petista recebeu solidariedade de diversos personagens políticos - tanto aliados como oposicionistas - por meios digitais.
Por meio de nota, um dos principais partidos adversários do governo, o PSDB, afirmou ter ficado preocupado com o petista. A agremiação disse em comunicado desejar que a recuperação "seja a mais rápida e bem sucedida". "O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", afirmou, ainda.
O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, um dos políticos mais próximos de Lula, comentou no Twitter que levou um susto ao saber da notícia, pois tinha participado da festa de aniversário do ex-presidente na quinta-feira e não notou problemas. "Lula é um bravo, um homem de muita disposição de luta. Além do mais, o boletim médico é tranquilizador. De maneira que, mais do que confiança, tenho fé que tudo isso será resolvido e que o nosso presidente Lula continuará sendo a grande referência do Brasil por muito tempo ainda", afirmou, por meio da assessoria.
Também pelo Twitter, o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) criticou a "humanidade de quem está sendo cruel com o presidente Lula". "Meu pai morreu de câncer após longo sofrimento. Sei quão terrível e degradante é essa doença para o corpo e pra alma", disse. Já o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, disse que lamentava o diagnóstico e que agora é "hora de torcer e rezar por Lula". Por sua vez, o presidente do Senado e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que tem grande expectativa na pronta recuperação. "Ele é muito importante para o País", disse, por meio de um assessor.
Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.
Fonte: Portal Terra
A Opinião:

Essa é uma doença terrível, o mundo precisa fazer um esforço para investir em pesquisas para prevenção e cura, é difícil enfrentar algo quando se conhece tão pouco.
Aprendi a respeitar o ex-presidente Lula, principalmente pela determinação e por ter aprendido rapidamente o jogo político.
Tenho contra ele o fato de algumas vezes ir contra os princípios que defendia apenas para se manter no poder, mas o que ninguém pode negar é que conseguiu lutar sem desistir, venceu e se tornou respeitado internacionalmente.
Torço para que ele se recupere, é um mal que não desejo nem para o meu pior inimigo.

Conheçam o trabalho da Casa de Apoio a Criança com câncer de Santa Teresa através do link abaixo:


Toda a ajuda é bem-vinda, não vale torcer apenas por quem é famoso.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os governos devem gastar com publicidade?


O Fato:

Lula critica imprensa e defende gastos do governo com publicidade

Durante sua visita nesta quinta-feira a Paraíba do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu gastos do governo com publicidade e justificou-se dando uma alfinetada na imprensa, já que para ele, notícias ruins têm mais espaço no noticiário.
"Normalmente o que é ruim tem preferência no noticiário sobre o que é bom. Raramente você vê uma reportagem elogiando um hospital. O que é bom parte-se do pressuposto que é obrigação", disse o ex-presidente, que continou a criticar a imprensa:
"Um hospital que salvar mil vidas não é notícia, mas se morrer um é. Vocês - se dirigindo ao governador Sérgio Cabral - têm a obrigação política com o povo do Rio e com quem não mora aqui de dizer o que estão fazendo aqui. Acho que isso é uma falta de opção nossa. Tem muita gente que fala: ′Ah, você vai gastar dinheiro com publicidade?` Enquanto você não gasta para fazer publicidade das coisas boas, gasta para fazer nota reexplicando aquilo que foi equivocadamente denunciado", completou Lula.
O ex-presidente também deu um “recado” para o governador Sérgio Cabral: “Sabemos que ainda tem fila. Mas se o que melhorou, a gente não colocar para o povo saber, o povo vai ficar sabendo apenas aquilo que os outros querem que eles saibam. Segundo ele, tem muita coisa errada, mas tem que mostrar o que foi feito:
"Numa escada de 16 degraus, vocês chegaram a 8, 9. Tem que mostrar. A gente aprendeu com Chacrinha a muito tempo atrás: `Quem não se comunica, se trumbica".



A Opinião:

Por um lado o ex-presidente Lula está certo, o noticiário prioriza as piores notícias dando a sensação de que tudo está mal, não dando destaque as coisas boas feitas pelos governos municipais, estaduais e pelo próprio Governo Federal.
Porém, isso não justifica os gastos exorbitantes dos governos com publicidade, até porque muitas vezes a publicidade sobrevaloriza o que foi feito, não informando o povo sobre o que os governos fazem de bom e sim ludibriando, fazendo o que é regular ou apenas bom parecer sensacional. O vídeo abaixo é um exemplo disso.



Os gastos exagerados são uma tentativa de se perpetuar no poder, trazer o povo para o seu lado e diminuir as críticas da imprensa, afinal não é bom criticar um "bom cliente", pois grande parte das propagandas em diversos meios de comunicação são feitas pelos governantes, sendo lucrativo para as grandes empresas de comunicação.
O dinheiro público gasto com publicidade (ou seja, os seus impostos vão servir também para enaltecer os políticos que muito deixam a desejar) poderiam ser utilizados para melhorias nas áreas sociais. O povo enxerga as melhorias, o que não estão enxergando e nem se revoltando é com a farra do gasto com propagandas.

O Debate:

Você considera justo que o governo gaste com publicidade? 

O jornalismo brasileiro deveria dar mais espaço para boas notícias?