O Fato:
Google+ Seguidores
Um pouquinho mais
Mostrando postagens com marcador Nasa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nasa. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Nasa precisa de astronautas
O Fato:
Anda à procura de emprego? Se for norte-americano pode tentar a sorte junto da agência espacial norte-americana (NASA), que abriu inscrições online para quem sonha ser astronauta. Charles Bolden, diretor-geral da NASA, fez o anúncio na terça-feira, em Washington, durante uma conferência de imprensa de apresentação dos cinco novos astronautas da turma de 2009.
Marcadores:
Astronautas,
espaço sideral,
estrelas,
Nasa,
planetas
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Satélite da Nasa vai cair na Terra essa semana
O Fato:
Satélite do tamanho de ônibus cairá sobre a Terra nesta semana
A Nasa (agência espacial norte-americana) informou, nesta segunda-feira
(19/09), que um satélite desativado vai cair na Terra nos próximos dias,
mas não sabe informar exatamente onde e quando isto vai acontecer.
Lançado em 1991 para estudar a atmosfera, o Uars tem o tamanho de um
ônibus escolar e pesa quase seis toneladas. As chances do satélite
atingir uma pessoa, no entanto, são mínimas: cerca de 1 em 3.200,
segundo a agência espacial.
"Portanto, estas são probabilidades realmente muito baixas de que
alguém venha a ser atingido por um pedaço de escombros", disse Nick
Johnson, cientista-chefe do Programa de Detritos Orbitais da Nasa, na
agência do Johnson Space Center em Houston.
Segundo os cientistas, o mais provável é que o satélite venha a cair
entre a quinta e a sexta-feira sobre um trecho de terra com mais de 804
km de comprimento em algum lugar entre o norte do Canadá e sul da
América Latina.
A Nasa aconselha a qualquer pessoa que encontrar um dos pedaços do
satélite a não tocar no objeto e notificar as autoridades locais. A
agência afirma que o aparelho continua a ser propriedade do governo dos
Estados Unidos e não pode ser vendido ou negociado.
O Uars custou US$ 750 milhões e parou de funcionar em 2005, quando foi
desligado e substituído por satélites melhores e mais novos.
No mesmo ano, a Nasa usou todos os propulsores do satélite para move-lo
a uma órbita mais baixa e assim ser sugado pela gravidade da Terra.
Atualmente, a órbita do Uars é de cerca de 245 km por 275 km e,
obviamente, continua diminuindo a cada dia.
Fonte: Correio do Estado
Fonte: Correio do Estado
A Opinião:
A queda desse satélite pode ser perigosa, pois existe o risco, embora muito pequeno, de atingir uma pessoa. A Nasa terá a responsabilidade caso a queda do satélite cause algum tipo de dano a pessoas ou mesmo a construções, até o momento, em quedas de satélites anteriores nada de mal ocorreu, vamos torcer para que não aconteça.
Os satélites de fato revolucionaram a vida na Terra, pois permitiram avanço fantásticos nos meios de comunicação por exemplo. Que as pesquisas espaciais cada vez mais enveredem por esse caminho e cada vez menos em tentativas inúteis de descobrir vida em outros planetas.
Assinar:
Postagens (Atom)

