Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

Mostrando postagens com marcador Nasa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nasa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nasa precisa de astronautas


O Fato:

Quer ser astronauta? NASA aceita candidaturas online

Anda à procura de emprego? Se for norte-americano pode tentar a sorte junto da agência espacial norte-americana (NASA), que abriu inscrições online para quem sonha ser astronauta. Charles Bolden, diretor-geral da NASA, fez o anúncio na terça-feira, em Washington, durante uma conferência de imprensa de apresentação dos cinco novos astronautas da turma de 2009.
A turma de 2009 é a primeira que se formou durante uma nova fase de voos espaciais levada a cabo pelos EUA, após o fim da era de viagens ao espaço com vaivéns espaciais. De acordo com o "Huffingtonpost", e numa altura em que muitos saem para a reforma, a NASA pretende contar com uma nova geração de astronautas que ajude a recuperar a liderança mundial na exploração do Espaço. Para além da formação de novos astronautas, o projeto de liderança dos Estados Unidos inclui chegar a um asteroide, voltar à Lua e chegar a Marte daqui a 20 anos.
A NASA está desde terça-feira a recrutar novos astronautas através da página de empregos federais usajobs.gov onde tudo é explicado. Para serem aprovados, os candidatos devem ser cidadãos norte-americanos e maiores de idade.
Outro ponto fundamental para entrar no programa da NASA é a formação acadêmica. Caso o candidato não seja piloto formado, deve ter formação superior de uma "instituição credenciada" em Engenharia, Biologia, Física ou Matemática, e pelo menos três anos de experiência profissional. Caso o candidato tenha feito um mestrado, isso também será levado em conta.
Fisicamente, é necessário que o candidato tenha uma estatura entre 1,57 e 1,90 metros, visão perfeita e uma pressão sanguínea que não ultrapasse140/90 milímetros de mercúrio.
Não há limite de idade, mas o histórico de recrutamentos anteriores aponta para uma variável entre 26 e 40 anos.
Com o lema "NASA, onde o céu não é o limite", a agência espacial norte-americana espera conseguir recrutar entre nove a 15 novos astronautas, que serão escolhidos em 2013. Os selecionados vão participar nos mais modernos programas de prospecção da NASA, com missões para lá da órbita terrestre.
A Nasa garante que vai continuar a trabalhar na Estação Espacial Internacional, um projeto internacional em que participam 16 países. Os novos astronautas vão ser treinados para viajar a bordo do Orion, um veículo polivalente concebido com a tecnologia necessária para levar os astronautas para fora da órbita terrestre, fato que marcaria o início de uma nova era da exploração espacial. Depois de abandonar os vaivéns espaciais, a NASA concebeu uma nova geração de naves, com maior capacidade, potência e resistência
.

Assistam abaixo o documentário completo: "Eram os Deuses Astronautas?" de Erich Von Daniken

A Breve Opinião:

As pesquisas espaciais sempre foram objeto de interesse de muitas pessoas. Isso porque muitos acreditam em vida fora da Terra, além do benefício que essas pesquisas trouxeram com o lançamento de satélites que mudou a vida no nosso planeta.

Quando crianças muitos gostariam de ser astronautas, viajar pelos planetas, ver de perto estrelas, ver a Terra do espaço, enfim desbravar o espaço sideral.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Satélite da Nasa vai cair na Terra essa semana


O Fato:

Satélite do tamanho de ônibus cairá sobre a Terra nesta semana

A Nasa (agência espacial norte-americana) informou, nesta segunda-feira (19/09), que um satélite desativado vai cair na Terra nos próximos dias, mas não sabe informar exatamente onde e quando isto vai acontecer.
Lançado em 1991 para estudar a atmosfera, o Uars tem o tamanho de um ônibus escolar e pesa quase seis toneladas. As chances do satélite atingir uma pessoa, no entanto, são mínimas: cerca de 1 em 3.200, segundo a agência espacial.
"Portanto, estas são probabilidades realmente muito baixas de que alguém venha a ser atingido por um pedaço de escombros", disse Nick Johnson, cientista-chefe do Programa de Detritos Orbitais da Nasa, na agência do Johnson Space Center em Houston.
Segundo os cientistas, o mais provável é que o satélite venha a cair entre a quinta e a sexta-feira sobre um trecho de terra com mais de 804 km de comprimento em algum lugar entre o norte do Canadá e sul da América Latina.
A Nasa aconselha a qualquer pessoa que encontrar um dos pedaços do satélite a não tocar no objeto e notificar as autoridades locais. A agência afirma que o aparelho continua a ser propriedade do governo dos Estados Unidos e não pode ser vendido ou negociado.
O Uars custou US$ 750 milhões e parou de funcionar em 2005, quando foi desligado e substituído por satélites melhores e mais novos.
No mesmo ano, a Nasa usou todos os propulsores do satélite para move-lo a uma órbita mais baixa e assim ser sugado pela gravidade da Terra. Atualmente, a órbita do Uars é de cerca de 245 km por 275 km e, obviamente, continua diminuindo a cada dia.

Fonte: Correio do Estado

A Opinião:

A queda desse satélite pode ser perigosa, pois existe o risco, embora muito pequeno, de atingir uma pessoa. A Nasa terá a responsabilidade caso a queda do satélite cause algum tipo de dano a pessoas ou mesmo a construções, até o momento, em quedas de satélites anteriores nada de mal ocorreu, vamos torcer para que não aconteça.

Os satélites de fato revolucionaram a vida na Terra, pois permitiram avanço fantásticos nos meios de comunicação por exemplo. Que as pesquisas espaciais cada vez mais enveredem por esse caminho e cada vez menos em tentativas inúteis de descobrir vida em outros planetas.