Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

Mostrando postagens com marcador divórcio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador divórcio. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Casamento renovável no México

O Fato:

E se pudesse renovar o casamento de dois em dois anos?

A Cidade do México, no México, está a estudar a possibilidade de criar uma lei que permita renovar casamentos de dois em dois anos, escreve a BBC Brasil.
A mudança a ser aprovada deverá fazer parte do Código Civil e permite aos casais "renovarem" a relação se quiserem continuar casados. O objetivo é reduzir o número de divórcios e garantir o apoio para os filhos dos casais.

Em declarações à BBC, a Lizbeth Rosas Montero, que faz campanha pela proposta, afirmou que "dois anos é um tempo mínimo que permite conhecer e avaliar como é a vida em casal. Renovar implica uma certeza quanto aos direitos e deveres".
Neste contrato temporário o casal poderia ainda chegar, desde logo, a acordo em vários pontos como, por exemplo, a pensão de alimentos em caso de divórcio.
Mas alguns deputados, mais conservadores, já demonstraram o seu desacordo com a ideia, porque defendem que "o casamento é para toda a vida".

Fonte: TVI

A Opinião:

Existem coisas que acontecem e que não precisam ser testadas para saber que vai dar errado. Assim é essa lei.

Um mundo que tenta ser cada vez mais ágil não precisa de mais burocracia, além disso essa lei facilita demais a vida de quem quer se divorciar e dificulta a vida dos casais que pretendem se manter unidos.

O modelo atual é mais ágil, com "renovação automática" e se por acaso o casal pensar em se separar, aí sim encaram a burocracia. Isso faz com que as pessoas pensem um pouco mais antes de casar e procure conhecer bem o futuro marido ou a futura esposa durante o período de namoro.

Esse casamento renovável a cada dois anos é uma afronta ao próprio casamento, tornando algo banal, descartável mesmo. Não creio que seja uma boa saída.

 

 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Falta de pagamento de pensão dá cadeia



O Fato:

Professora é presa por não pagar pensão às filhas na BA

A professora Elenísia Borges da Silva, 41 anos, está presa na delegacia de Ubaitaba, cidade localizada a 370 km de Salvador, sob a acusação de não pagar ao ex-marido a pensão alimentícia das duas filhas. Elenísia foi detida ontem ao retornar para casa, depois de sair do trabalho. O pedido de prisão foi assinado pela juíza da Vara Crime Andreia Gomes Fernandes Beraldi, a pedido do ex-marido.

Segundo a polícia, a professora perdeu, há sete anos, a guarda das filhas, que têm respectivamente 16 e 18 anos. As jovens já trabalham e uma delas não morava mais com o pai, Ademilson Tibúcio dos Santos, 40 anos, que trabalha como vendedor de acarajé. Ele alega que o montante devido pela ex-mulher já alcança a cifra de R$ 21 mil. A pensão estipulada pela Justiça é de R$ 4 mil.
Ainda de acordo com a polícia, o casal está separado há dez anos. Ademilson alega que a ex-mulher é professora concursada e tem condições de arcar com as despesas das filhas e garante já ter planos para o dinheiro que espera receber: custear os estudos da menina mais nova, de 16 anos.
Familiares do casal considerarem a medida extrema, mas Santos afirma que está decidido a seguir com a cobrança e não pretende retirar a queixa, que considera justa.
Apanhada de surpresa, Elenísia estaria em estado de choque, sem se alimentar desde que foi detida. Hoje ela foi levada pelos policiais a um hospital, onde foi medicada e retornou para a delegacia local.

Fonte: Agência Estado

 

 

A Opinião: 

 

Esse caso traz muitas discussões à tona. 

Primeiro: Se tem um delito no Brasil que dá cadeia é o não pagamento da pensão aos filhos. Se a justiça conseguisse julgar todos os casos com a mesma eficiência que julga as questões referentes à pensão, não haveria tantos casos sem solução.

Segundo: Não é de hoje que não existe mais uma "divisão de funções" entre o homem e a mulher, embora ainda seja muito mais comum ver homens pagando pensões a ex-mulheres, poucos ainda se assustam ao saber que existem mulheres que pagam pensões a ex-maridos.

Terceiro: A questão da pensão tem servido muitas vezes como uma espécie de "vingança" para o ex-cônjuge, em muitos casos inclusive, pessoas se aproveitam e praticamente transformam-se em ex-esposas ou ex-maridos "profissionais", fato muitas vezes observado no mundo do futebol com as "maria chuteiras".

As referências estão mudando no mundo o tempo todo,  com a informação imediata dinamizando o processo. Assim, as já complexas relações humanas se tornam ainda mais complexas, uma vez que não há um padrão definido para a atuação de determinado sexo dentro da sociedade.