Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

EUA X Al Qaeda


Os Fatos:

Al Qaeda está perto do fim, afirma Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na quinta-feira, por ocasião do décimo aniversário da campanha militar norte-americana no Afeganistão, que a Al Qaeda está encurralada, mas que ainda há "enormes desafios" na reconstrução daquele país.

"Ao fazer Justiça com Osama bin Laden e muitos outros líderes da Al Qaeda, estamos mais próximos do que nunca de derrotar a Al Qaeda e a sua rede homicida", disse Obama em nota oficial.
Os EUA e seus aliados iniciaram a guerra do Afeganistão em 7 de outubro de 2001, com a intenção de acabar com o regime islâmico do Taliban e com sua proteção aos militantes da rede Al Qaeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro daquele ano em Nova York e Washington.
Bin Laden, líder do grupo islâmico, passou quase dez anos foragido, até ser morto, em maio deste ano, por tropas especiais dos EUA numa casa do Paquistão. Na semana passada, os EUA anunciaram que um bombardeio teleguiado no Iêmen havia matado outro dirigente do grupo, Anwar al Awlaki.
"Expulsamos o Taliban dos seus principais redutos, as forças afegãs de segurança estão ficando mais fortes, e o povo afegão tem uma nova chance de forjar o seu próprio futuro", disse Obama.
Entre os desafios que restam, ele citou a continuidade da violência no Afeganistão, onde 1.800 militares norte-americanos já morreram. Lamentou também o assassinato de dirigentes políticos afegãos e a corrupção no país.
Numa entrevista coletiva na quinta-feira, Obama também criticou o aliado Paquistão por seus vínculos com "personagens desagradáveis" - ecoando as recentes acusações de autoridades norte-americanas segundo as quais os serviços paquistaneses de inteligência teriam colaborado com o grupo militante Haqqani em um ataque ocorrido em setembro contra a embaixada dos EUA em Cabul.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que os EUA sofreram reveses estratégicos no Afeganistão, mas que a meta primordial de Obama - "perturbar, desmantelar e afinal derrotar a Al Qaeda" - está em vias de ser alcançada.
Em entrevista na sexta-feira à BBC, o presidente afegão, Hamid Karzai, alvo de uma recente tentativa de assassinato, admitiu que seu governo e as forças estrangeiras não têm sido capazes de garantir a segurança dos afegãos comuns.
Os EUA pretendem retirar 10 mil soldados do Afeganistão até o final do ano, e outros 23 mil até meados de 2012, com a meta de transferir totalmente o controle da segurança aos afegãos até 2014.
"Após uma década difícil, estamos encerrando de forma responsável as guerras de hoje a partir de uma posição de força", disse Obama.

Fonte: Reuters
Ataques de braço da Al Qaeda matam seis no Iêmen

Quatro supostos insurgentes da Al Qaeda e dois milicianos que combatem a rede terrorista foram mortos na explosão de uma bomba nesta quarta-feira no sul do Iêmen, indicaram fontes tribais.
"Homens que apoiavam o Exército atacaram um prédio público em Zinjibar ocupado por membros da Al Qaeda, matando quatro, deles, incluindo um médico paquistanês", afirmou uma dessas fontes.
Dois dos agressores ficaram feridos no ataque, segundo a fonte.
Dois milicianos integrantes de um comitê popular de Loder que combate a rede terrorista morreram na explosão de outra bomba colocada por supostos membros da Al Qaeda em um posto de controle da milícia. Outros nove milicianos também ficaram feridos.
Moradores de Loder afirmaram que houve trocas de tiros entre os milicianos e supostos membros da Al Qaeda no centro da cidade, na Província de Abyane.
A principal cidade da região, Zinjibar, está em poder dos combatentes da rede terrorista desde maio deste ano. 


Fonte: Agência de notícias

Um vídeo para aqueles que gostam de teorias da conspiração:


A Opinião:
Estamos diante de um presidente perdido jogando suas últimas cartadas para garantir a reeleição, eis que agora o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2010, Barack Obama afirma que estão vencendo a batalha contra uma superpoderosa rede terrorista, a Al-Qaeda.
Por outro lado, os atentados continuam, matando inocentes a serviço de quem não se sabe. Qual é a causa que defendem, menos ainda.
O que podemos deduzir diante dos acontecimentos é que o principal poder do mundo não é o dinheiro, muito menos as armas e sim a informação.
De posse das informações é possível manipular grandes massas e legitimar o uso das armas para assim conquistar ainda mais dinheiro. 
O mundo abomina e se revolta quando assistem a um ato terrorista, mas não tem o mesmo comportamento ao ver as nações se lixando para as crianças da Somália que estão morrendo de fome e mais, essas mesmas nações bombardeiam a Líbia como paladinos da justiça num dos ataques mais covardes do atual século.
Dinheiro? Apenas para os mais ricos. Se a Grécia precisa de ajuda, lá se vão milhões de dólares para salvá-los. Mas já parou para pensar que esse mesmo dinheiro poderia salvar da morte milhares de pessoas na África?
Agora esse hipócrita, esse lobo em pele de cordeiro chamado Barack Obama, vem a público dizer que estão perto da vitória numa guerra contra o terror, justamente agora que está findando o seu governo e há a preocupação com a reeleição.
Os terroristas atacaram sim e continuam atacando no Afeganistão, no Iraque, na Líbia e onde mais for interessante. Querem legitimidade? É só chamar a CNN e vender imagens e biografias manchadas de sangue daqueles que precisam ser mortos pela paz mundial. 
Querem a paz mundial? Comecem fechando as fábricas de armas. É pedir demais?

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homicídios

O Fato:

ONU: homicídios caem em São Paulo, mas permanecem altos no Rio

Um relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, sugere que o número de homicídios no Rio de Janeiro permaneceu alto entre 2001 e 2009.
No documento “Estudo Global sobre Homicídios 2011”, a cidade aparecia com 105 assassinatos para cada 100 mil habitantes em 2001; e em 2009, o número baixou em apenas cinco assassinatos por ano, passando a 100 homicídios por 100 mil pessoas.
O estudo, divulgado nesta quinta-feira pela ONU, também analisou as taxas de homicídio de São Paulo, que registraram uma queda de 120 para 40 assassinatos.
A média nacional se manteve estável. Na América Latina, o Brasil é o terceiro país com o maior número de homicídios, atrás da Colômbia e da Venezuela.
De acordo com o Unodc, a disparidade nas taxas de homicídios entre São Paulo e Rio tem a ver com as políticas aplicadas pelos dois estados. No caso paulista, ações de prevenção e repressão ao crime conseguiram frear a onda de criminalidade.
Uma outra medida de sucesso de campanhas de desarmamento é a apreensão de armas de fogo, que são usadas em 74% dos homicídios na América Latina.
Os dados do Brasil foram analisados com base em informações da justiça. Em 2009, o país registrou 43.909 homicídios.
O resultado das medidas de repressão ao tráfico de drogas e de pacificação de favelas cariocas não foi refletido na pesquisa, cujos dados foram somente até 2009.

Fonte: Jornal do Brasil 


A Opinião:

O Brasil é um país que consegue melhorar a imagem internacional ano após ano. Nos orgulhamos por ser uma nação com muitas belezas naturais, uma nação que não sofre com terremotos e não tem vulcões ativos.
Um paraíso onde existe liberdade religiosa, onde há uma grande mistura de raças, com um povo receptivo, alegre e que faz piada com a própria desgraça.
Mas infelizmente, a violência impera, e tudo por causa do que mais temos vergonha...a desigualdade social e poucos investimentos em educação.
Esses dois fatores somados acabam por levar muitos adolescentes a ingressar num caminho praticamente sem volta que é o tráfico de drogas. 
E o que mais irrita é que a guerra que eles vivem é pelo prazer de consumir, pelo prazer de poder ostentar um luxo que sempre sonharam. Se perguntarem a dez adolescentes o motivo pelo qual entraram para o tráfico, tenho certeza de que pelo menos nove responderão que é para poder comprar roupas de marca ou para ser respeitado. São forçados a acreditar que armas e dinheiro dão poder.
Como virar o jogo? 
A sociedade brasileira precisa parar de lutar por "benefícios" e passar a lutar pelos direitos. Temos que parar de nos perguntar "E o que vamos ganhar com isso?" pensando apenas em valores financeiros ou materiais. Precisamos pensar em valores humanos: vamos ter paz, segurança, liberdade, futuro...
Investimentos em educação são fundamentais, mas não podemos tratar os alunos com a frieza dos números e sim como seres humanos que buscam um lugar ao sol como cada um de nós um dia buscou ou continua buscando. 
Já em relação a desigualdade social, sabemos que sempre vai existir, não podemos ter um pensamento tão infantil. Mas sabe-se também que é possível minimizar, e o pontapé inicial precisa ser dado pelo poder público.
Dentro do funcionalismo público o maior salário não pode ser mais de 10 vezes maior do que o menor salário, o governo sempre fala em diminuir o fosso da desigualdade social, mas ela começa pelo setor público. 
Essa proposta não é absurda, o salário mínimo sim. Pensem! Se é possível para alguém viver com um salário mínimo, podem também viver com 10 salários. Mas o que vemos? Salários monstruosos em uma ponta e salários ridículos em outra. É justo? Não e onde há injustiça não há paz.
Gostaria muito de estar vivo para ver um Brasil pacificado. 
Como já dizia o "Profeta Gentileza":


 

 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Partido Pátria Livre


O Fato:

TSE concede registro ao PPL, o 29º partido do País

Mais um partido poderá disputar as eleições municipais de 2012: O PPL (Partido Pátria Livre). Ontem, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram,  por unanimidade, o registro da legenda, que utilizará o número 54. Por se tornar o 29º partido com registro na Justiça Eleitoral, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski fez um comentário crítico sobre o sistema político-partidário brasileiro. "Estamos indo além do pluripartidarismo, estamos ingressando no hiperpartidarismo. É uma novidade que criamos no Brasil.", disse Lewandowski.

Como o partido cumpriu as exigências legais para obtenção do registro e não houve nenhum pedido de impugnação, a relatora Cármen Lúcia Antunes Rocha foi favorável à criação da nova sigla. Segundo a relatora, o PPL coletou 492.811 assinaturas certifcadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 11 estados. 

O pedido do PPL foi deferido a três dias do fim do prazo para criação de siglas que queiram disputar a sucessão municipal no próximo ano. O prazo termina sexta-feira (07/10), a um ano do pleito.

Fonte: A tarde.

A Opinião:

Convoco aqui toda e qualquer pessoa que ler esse texto a dizer qual é a ideologia de cada um dos nossos 29 partidos. Tá difícil? Vou facilitar então: basta dizer pelo menos um benefício que cada um desses 29 partidos trouxeram para a população brasileira. Ainda tá complicado? Então mais fácil ainda: basta dizer o nome dos 29 partidos.

Será que alguém conseguiu responder a pelo menos uma dessas três questões? Acredito que não.

Troca-se o nome e nada muda, não quero ofender o novo partido e muito menos os seus membros, mas que novidade vai trazer uma legenda com o seguinte discurso: 

"o Partido Pátria Livre se propõe a reforçar a ampla frente de partidos, entidades e movimentos populares que dá sustentação política ao governo do presidente Lula e lutar incansavelmente pela sua unidade para que ela marche coesa nas eleições de 2010."

O trecho acima foi tirado do site oficial do novo partido, mais precisamente do programa do Partido Pátria Livre. Com esse discurso querem nos libertar de quem? ou ainda libertar de que? 

Torço para que surja um grande governante dessa legenda que possa mudar os rumos da política brasileira e não pra que seja mais uma daquelas legendas nojentas de aluguel, babando por cargos políticos, dispostos a fazer verdadeiros "pactos com o diabo" em troca de poder.

Torço para que chegue o dia em que cada partido seja obrigado a lançar um candidato e assim as alianças só tenham valor a partir do segundo turno. 

E principalmente, torço para que chegue o dia em que o brasileiro vote com consciência e seriedade e que cobre do seu candidato mais do que cobra do treinador da seleção brasileira de futebol.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

China X EUA


O Fato:

EUA: Senado abre caminho para votar sanções comerciais contra a China

O Senados dos Estados Unidos abriu caminho para votar esta semana um projeto de lei com sanções comerciais contra a China pela manutenção da cotação do yuan abaixo do seu valor real estar a prejudicar as exportações americanas.

O Senado, com uma votação de 79 contra 19, aceitou esta segunda-feira debater o projeto, que conta com o apoio de republicanos e democratas naquela câmara, pelo que se prevê que seja aprovado até ao final da semana.
Porém, não é ainda certo que o projeto seja debatido também na Câmara dos Representantes, e apesar do Governo de Barak Obama concordar que o yuan está subvalorizado, até agora não adotou sanções unilaterais contra a China, sobretudo porque as consequências da decisão vão além do âmbito comercial.

Fonte: SIC

Sanções dos EUA à China podem causar "guerra comercial"

O banco central chinês manifestou hoje "profundo desagrado" pela intenção dos Estados Unidos punirem a China por alegada "manipulação cambial", e alertou para a possibilidade de «uma guerra comercial» entre os dois países.
O senado norte-americano pondera a imposição de sanções comerciais à China por considerar que o yuan, a moeda chinesa, está "artificialmente subavaliada".
A ser aprovado, o diploma "poderá afectar gravemente a reforma da política cambial da China e provocar uma guerra comercial entre as duas economias", revelou hoje o banco central da China num comunicado.
Ao longo dos últimos 15 anos, o yuan valorizou-se sete por cento em relação ao dólar, mas mesmo assim este valor é considerado insuficiente pelos Estados Unidos.
 

Fonte: A bola. pt 

A Opinião:

O confronto comercial entre China e Estados Unidos deixa o mundo em alerta, porém existe uma possibilidade de muitas nações serem privilegiadas por esse confronto comercial. Pois os preços podem ser derrubados em uma tentativa de enfraquecer o concorrente, ou ainda as alianças podem ser mais vantajosas para os países que pretenderem fazer acordos com a China ou com os EUA.

Embora muitos apontem a China como a nova potência hegemônica, não consigo enxergar dessa forma. O mundo é muito grande e complexo para ter apenas uma nação como modelo. Acredito sim na força de blocos como o G-7 ou ainda os BRICS.

É esperar e ver o que acontece.

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parceria Brasil e Bélgica


O Fato:

Brasil e Bélgica potencializarão cooperação em pesquisa e educação

A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, acertaram nesta segunda-feira aprofundar a cooperação nos âmbitos da pesquisa científica e educação universitária entre os dois países, durante uma cúpula bilateral realizada em Bruxelas.

A governante, que esta noite iniciará a quinta cúpula União Europeia-Brasil com um jantar de trabalho com os líderes do bloco europeu, destacou após a reunião a importância de "investir fortemente em educação, pesquisa e tecnologia".
Dilma compareceu ao encontro com o governo belga acompanhada dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; Cultura, Ana de Hollanda, e Comunicação Social, Helena Chagas.
A presidente destacou o bom funcionamento da economia da Bélgica, país que desde junho do ano passado é governado por um Executivo interino, visto que suas forças políticas não conseguiram formar uma nova coalizão devido à falta de um acordo em assuntos relativos à reforma do Estado.
Durante a reunião, as partes abordaram assuntos regionais, multilaterais e bilaterais, como cooperação em temas como ciência, tecnologia, inovação e educação.
Nesse sentido, acertaram potencializar os programas de pesquisa em áreas que grande interesse para o Brasil, como química, farmacêutica e biotecnologia.
Além disso, a Bélgica manifestou sua disposição de seguir recebendo estudantes brasileiros dentro do programa "Ciências Sem Fronteiras".
Dilma e Leterme também revelaram sua intenção de intensificar a colaboração no âmbito da pesquisa sobre tratamento de resíduos nucleares.
A associação com a Bélgica também contribuiu no processo de modernização do setor portuário brasileiro, assim como na informatização, infraestrutura e formação de pessoal nos portos de Santos, Itaguaí, Porto Açu, Itajaí e Rio Grande, destacaram fontes brasileiras.
No campo político, os líderes abordaram a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a possibilidade de que a organização ceda espaço ao multilateralismo. 

Fonte: Portal Terra
A Opinião:

Toda e qualquer parceria que visa melhorar a educação brasileira deve ser vista com bons olhos. Com a Bélgica pode haver uma parceria muito interessante, pois trata-se de uma nação desenvolvida que pode resultar em boas trocas de ideias.
Mas é fundamental ressaltar que embora a troca de ideias seja interessante, nem uma nação e nem a outra devem procurar copiar o modelo educacional. Cada nação deve buscar um modelo que funcione segundo a sua realidade. Não é possível aplicar técnicas e modelos educacionais idênticos em realidades diferentes.
Tomando apenas esse cuidado, é mais um ponto positivo para o Governo. Ótima notícia!

 

domingo, 2 de outubro de 2011

Horário de Verão

O Fato:

Horário brasileiro de verão começa dia 16 de outubro

O horário brasileiro de verão 2011/2012 começa oficialmente à meia-noite do dia 16 de outubro, domingo,  e termina à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora. As informações são do Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão foi adotado pelo Governo Federal com o objetivo de economizar energia no país. Neste período, os dias são mais longos é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia. 
Apenas as regiões Norte e Nordeste do país estão fora do horário, porque elas estão mais próximas da linha do Equador, e por isso, nestes estados a duração do dia não muda e por esta razão não há economia de energia. 
Ao todo, serão 133 dias de duração do horário de verão. Para não haver mais necessidade de que todo os anos sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Segundo o decreto, fica instituído que a hora de verão de todos os anos, será a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.
E no ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

Fonte: Jornal do Brasil
A Opinião:
Amado por muitos e odiado por muitos outros, o horário de verão está prestes a começar em muitos estados do Brasil. 
Os favoráveis a adoção desse horário alegam que a economia de energia é muito grande e dizem também que é melhor para curtir a praia por mais tempo ou simplesmente é bom sair do trabalho ou do colégio com o dia ainda claro.
Os contrários, por sua vez, dizem que o relógio biológico demora a se acostumar e quando se acostuma o horário de verão chega ao fim. Assim, acreditam que o benefício da economia de energia é inferior ao prejuízo biológico.
O que é certo é que você, favorável ou não, pode se preparar para o horário de verão mais longo que o Brasil já teve.

O Debate:

Você gosta do horário de verão? Por que?

sábado, 1 de outubro de 2011

Halo Solar


O Fato:

Professora explica o que aconteceu no céu de Iporá

Quem olhou para o Céu em Iporá ontem (sexta-feira, 30 de setembro de 2011) no período da manhã, viu um fenômeno solar que sem, sombra de dúvida, era muito bonito, mas ao mesmo tempo deixou muitos assustados ou mesmo admirados. Um anel com as cores do arco-íris se formou, em volta do Sol causando estranheza para quem olhava para cima. Esse fenômeno, explica a professora de Física, Rosimar Barbosa, do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, “É apenas um fenômeno meteorológico chamado ‘Halo Solar’ e nada tem haver com o Sol, pois acontece na atmosfera terrestre e não no espaço.
A luz branca proveniente do Sol é, na realidade, composta por luzes de várias cores. Ou seja, é uma onda de luz branca formada por várias cores. Quando todas essas cores atingem simultaneamente o olho humano, elas provocam a sensação visual da luz branca. Quando, essa Luz, incide sobre uma gota de água, por exemplo, os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão. 
A dispersão é então, um fenômeno óptico que consiste na separação da luz branca, ou  luz solar em várias cores, cada qual com uma frequência diferente. quando o Sol brilha sobre gotas de chuva ou sobre cristais de gelo.
Uma estrutura circular ao redor do Sol, como a que foi vista, normalmente é gerada por pequenos cristais de gelo na atmosfera. Dependendo do tamanho, da forma e da orientação das partículas, a luz pode ser refratada em todas as cores do arco-íris ou uma única cor, como o vermelho.
A forma e a orientação particulares de nuvens com cristais de gelo são responsáveis pelo Halo Solar, por causa da refração dos raios, e também são influenciados por local e período em que é observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo que se dividem em cores por causa da dispersão, semelhante ao que acontece com o arco-íris


A Opinião:

O céu nos proporciona belos espetáculos, se levarmos em conta apenas o Sol podemos citar vários como um belo amanhecer que pode animar qualquer um, também o romântico pôr-do-sol que é ótimo para ser apreciado com uma bela companhia, os fantásticos eclipses e é claro, esse belíssima e rara imagem do Halo Solar.
Alguns espetáculos celestes são belos porém extremamente perigosos, como por exemplo um raio, que corta o céu iluminando noites chuvosas. 
As próprias nuvens podem servir de distração por pessoas que ficam horas descobrindo desenhos ou mesmo inventando. Não se pode esquecer das estrelas, do arco-íris, da chuva, das nevascas, enfim...não podemos esquecer de reservar um tempo para apreciar um belo dia.