Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Romário fala sobre a Copa 2014



A entrevista:



Vamos ser diretos.
Como é que você como um deputado federal largou tudo para comentar o Pan? Você não deveria estar em Brasília?
Ótima pergunta. Eu vim ao México comentar futebol por que é viável. Não estou roubando ninguém. Posso ter licença sem remuneração como deputado federal. Como todos tiram. Estou trabalhando em várias frentes em Brasília. Visitei 11 estádios dos 12 que servirão para a Copa do Mundo no Brasil. Fiz projetos para amparar crianças e adolescentes com síndrome de Down. Estou empenhado nas luta contra a droga e em projetos de apoio aos dependentes químicos. Ajudo nos projetos para tentar tirar o crack das comunidades carentes. Trabalho demais. E tenho direito à licença não remunerada. Foi o que fiz. Vim para o México para fazer o que eu sei: comentar futebol pela TV Record. Vou passar a minha experiência de mais de 25 anos. Ficarei ausente 15 dias e não receberei por 30. 15 dias a mais sem receber dinheiro público. Por que acho justo. Tenho direito, mas é a minha maneira de compensar a minha ausência de Brasília. Todos os deputados federais exercem esse direito. Eu não posso por que sou o Romário? Não tem essa! Minha vida é transparente, limpa. E vou dizer mais. Com o salário de deputado federal apenas, não consigo dar o conforto que a minha família merece. Por isso não serei hipócrita de dizer não a um trabalho que posso conciliar sem atrapalhar minha missão como deputado.
Além disso, eu estou aqui no México. Mas meus funcionários estão trabalhando em Brasília. E no meu escritório do Rio. O meu rádio não para de tocar. Não estou aqui de férias no México. Trabalho e trabalho pra c...!
Sou honesto, limpo. Ninguém tem o que dizer de mim. Sai de licença sem remuneração para trabalhar por que tenho o direito.
Esta visão que muita gente tem de política é verdadeira? Nossos políticos são corruptos?
Vou ser bem sincero com você, Cosme. Conheço para valer uns 20, 25 deputados em Brasília. Posso falar que pelo menos a metade não merece confiança. Tem gente séria, mas há muito pilantra por lá. Cada um segue o seu caminho. Descobri que é possível sim trabalhar sem se sujar com a corrupção. Sem receber 10% de comissão. Sem armar esquemas para receber propina. Não sou bobo e muito menos ingênuo. Sei o que acontece.
Só se corrompe quem quer. A minha opção é trabalhar de forma honesta.
Me encontrei na política. Peguei gosto. Sinto que há muito para fazer pelo País. Basta se empenhar, querer trabalhar. Política não é só roubar, como querem alguns. Acompanho muito de perto as minhas áreas. O esporte, o combate às drogas... E busco aliviar o problema de milhões de pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Tenho a minha filha que é uma princesa, a Ivy. Ela tem Down, mas tem uma vida cercada de carinho e cuidados. É preciso ter dinheiro para que ela viva bem. Por que o governo não oferece recursos. Essa é uma luta que peguei para mim até o resto da vida. Tornar a vida dessas pessoas e das pessoas que as cercam viável. Hoje não é.
Você não está se destacando também por falta de lideranças políticas no Brasil?
Eu concordo... Não temos líderes na política brasileira. Depois que o presidente Lula terminou o seu segundo mandato, ficamos sem. A presidente Dilma está ainda tentando, aprendendo a exercer a liderança.
Eu sempre tive essa minha personalidade forte, firme. Estou usando a minha experiência de vida na política brasileira e está dando certo.
Você acha que acabou para o ministro dos Esportes, Orlando Silva?
Acredito que empresas sérias como revistas de circulação nacional. Jornais, as grandes tevês do País, como a Record, Globo, SBT não iriam acusar um ministro sem provas. O Orlando está se defendendo. As acusações são graves. Não tem como negar que sua imagem foi abalada. Se ele não provar com toda a convicção que não tem nada a ver com os escândalos, precisa sair. Falo isso sem nenhum interesse, até por que hoje não tenho condições de ser ministro. Não estou preparado para isso. Talvez me prepare no futuro. Mas hoje, não. Falo como cidadão que vê um ministro sendo acusado de forma tão pesada, direta. Se ele não me convencer que não tem nada a ver com isso, não deve ficar. Chega de gente sem condições morais ocuparem cargos importantes neste país!
Qual o seu futuro, você quer ser ministro dos Esportes ou se tornar presidente da CBF?
Olha... Soube que você teve informações que eu gostaria de ser presidente da CBF. Seguindo o caminho do Platini na Uefa. Vamos separar as coisas.
Não tenho nada a ver com o Platini, sei que ele faz o seu trabalho na Uefa, só que ele não é meu ídolo. Nem nunca foi. Comandar o futebol brasileiro é algo que seria muito interessante. Há muita coisa errada. Mas agora eu também não estou preparado para isso, não. Sinto que estou em uma fase da minha vida que estou aprendendo muito. Quem sabe, no futuro possa até brigar para presidir a CBF... Agora, não. Eu quero me tornar cada vez melhor político. Fazer o que puder para ajudar o Brasil a ter mais dignidade.
Minha área sempre foi o futebol. Minha vida toda estive ligado ao esporte.
Estou em uma fase de profundo trabalho e aprendizado. Quero me sentir pronto tanto para um dia pensar na CBF. Ou quem sabe pensar no Ministério do Esporte. Por que não? Por que fui jogador de futebol?
Você foi recebido com preconceito em Brasília?
Olha, vou ser claro para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas... Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente... Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais.
Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?
Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento.
A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk... É um escândalo! Uma vergonha!
Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades.
A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos.
Para que gente poderosa vai querer a população consciente?
O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México.
Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.
Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos...
Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá...Pernambuco... Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze... Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada.
E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.
São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?
Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto...
E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá.
Prometem, falam, garantem mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito.E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.
O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos. E entregue para um clube particular.
Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de politico que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.
A Fifa vai fazer o que quer com o Brasil?
Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$ 3 a R$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio. O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.
Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014?
Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo.
Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal... Ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil?
Não. O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa. Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das  denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo.Muito menos do futebol brasileiro...

Fonte: Portal R7

A Opinião:

O baixinho já fez mais de mil gols, mas esse que está lutando para marcar agora, vai valer demais, porque estará acima das torcidas, será um gol por todo o povo brasileiro.
Alguém precisa apontar os erros, e ele tem apontado. Pena que o povo brasileiro é apático. E mais, é capaz de muitos se endividarem para conseguir assistir a uma partida da Copa do Mundo.
A farra está rolando solta e o nosso país está perdendo a chance de melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
Tomara que as coisas mudem, porque não gosto nada do rumo que elas estão tomando.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aniversário dos Supermercados Guanabara


O Fato:

Supermercado Guanabara consegue liminar para reabertura em Niterói

Depois de ficar fechado desde ontem, a loja do supermercado Guanabara em Niterói, conseguiu na Justiça uma liminar para a reabertura do estabelecimento nesta quarta-feira (19/10).
A liminar foi conseguido no plantão judiciário desta quarta-feira, dia 19, e derruba um mandado de segurança contra ato do secretário de segurança e controle urbano do município de Niterói, que embargou administrativamente o funcionamento de uma loja do grupo sob a alegação de transtorno causado ao sistema viário da cidade  em função de promoções realizadas pelo supermercado. 
Segundo o Guanabara, a prefeitura foi cientificada da realização do evento promocional previamente, tendo o supermercado, inclusive, efetuado o pagamento referente ao quadro de apoio móvel operacional para controle de tráfego e conseqüente realização do evento. A empresa afirmou ainda que obteve o “nada a opor” das autoridades públicas locais, tendo cumprido o que determina a legislação.
Fonte: Jornal do Brasil



A Opinião:

O poder público encontrou um álibi para não ser considerado culpado pelo caos no trânsito de uma cidade que cresce muito mais do que se imaginava. A culpa pela desordem não pode ser  apenas das promoções de um supermercado. 
Agora é fato que fazer compras nesse mês no Guanabara é um ato heróico. As pessoas fazem filas para esperar que outros clientes esvaziem os seus carrinhos de compras para poder conseguir um.
Após isso, encaram corredores superlotados e pessoas disputando as últimas mercadorias das prateleiras e enfrentam mais duas filas.
A primeira é a fila do caixa, onde aguardam por mais de duas horas antes de serem atendidos e a segunda é somente para aqueles que precisam de táxi para deixar o local.
O tempo passa, as pessoas começam a discutir, ficam estressadas e começam a se perguntar se vale mesmo a pena enfrentar tudo isso.
Num país onde o poder de compra não é tão grande, com um povo que adora se dar bem, promoções como essa são capazes mesmo de parar o trânsito.


 

Separatistas curdos na Turquia


O Fato:

Rebeldes curdos matam 24 soldados turcos e Ancara anuncia represália

Vinte e quatro soldados turcos morreram em ataques de rebeldes curdos executados de maneira simultânea na madrugada desta quarta-feira contra postos militares na fronteira com o Iraque e o governo de Ancara já anunciou represálias, com bombardeios aéreos e operações terrestres.
"Vinte e quatro soldados morreram e 18 ficaram feridos", anunciou o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, que revisou assim o balanço anterior de 26 vítimas fatais.
Os ataques de vários grupos armados do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, ilegal) aconteceram em oito pontos das localidades de Cukurca e de Yüksekova, na província de Hakkari, onde ficam vários postos de fronteira da polícia turca.
Os combates prosseguiram durante várias horas e as Forças Armadas turcas executaram operações terrestres e aéreas para perseguir os criminosos.
Tropas entraram por dois pontos no Iraque para perseguir rebeldes curdos. As unidades de comando têm o tamanho de um batalhão, o que na Turquia compreende entre 600 e 1.000 soldados.
Um porta-voz do PKK no Iraque, Dozdar Hammo, declarou à AFP que unidades terrestres turcas tentavam cruzar a fronteira na região de Hakkari.
O coronel Hussein Tamer, comandante da força de proteção da fronteira iraquiana na província de Dohuk, afirmou não dispor de informações sobre a entrada de soldados turcos em território iraquiano.
A aviação turca bombardeou refúgios dos rebeldes curdos na região norte do Iraque, em particular na região de Qandil, principal base de retaguarda do PKK nas montanhas iraquianas.
Analistas destacaram que este o balanço dos ataques desta quarta-feira é o segundo mais grave para o Exército turco em apenas um dia desde que o PKK iniciou a luta armada pela independência, em 1984.
Em 1993, os rebeldes mataram 33 soldados desarmados durante uma operação de transferência.
O primeiro-ministro Erdogan cancelou uma visita de três dias ao Cazaquistão que começaria nesta quarta-feira e convocou uma reunião com conselheiros, ministros e o diretor do serviço secreto (MIT).
O ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, adiou uma visita programada à Sérvia.
O comandante do Estado-Maior, general Necdet Ozel, e outras autoridades militares viajaram à região para fazer um balanço da situação, anunciou o presidente Abdullah Gül.
"Vamos lutar até o fim contra o terrorismo. A Turquia está decidida a acabar com o PKK", declarou, a respeito do movimento que alega lutar pelos direitos de 15 milhões de curdos da Turquia, mas que é considerado terrorista por diversos países.
"Nossa vingança será terrível, vamos responder a estas pessoas que nos fazem sofrer", completou.
Ancara acredita que 2.000 rebeldes do PKK estão entrincheirados no norte iraquiano e que a partir desta região eles entram no território iraquiano para executar ataques.
Depois de um período de calma, no último verão (hemisfério norte), o PKK intensificou consideravelmente os ataque e a Turquia ameaçou com uma intervenção militar contra os refúgios dos rebeldes no Curdistão iraquiano.
A aviação turca bombardeia de maneira regular os esconderijos do PKK nas montanhas iraquianas. O Parlamento acaba de renovar a autorização ao governo para efetuar operações no Iraque contra os rebeldes
Fonte: AFP




A Opinião:


Os curdos representam um dos maiores povos sem pátria do mundo. São aproximadamente 30 milhões de pessoas espalhadas pelo território de cinco países.
O sonho de criar o Curdistão parece quase impossível de realizar e apelar para o terrorismo torna-o ainda mais difícil, além de proporcionar motivo para sofrer contra-ataques e represália.
Desde que o mundo é mundo ocorrem disputas por territórios, quando se acredita que as fronteiras já estão definidas, surgem novos países, através de guerras ou acordos.
Seria interessante se surgissem apenas através de acordos, pena que este é o caminho menos comum. É como se os homens preferissem as guerras.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A TV e os bebês


O Fato:

Pediatras pedem que menores de 2 anos fiquem longe das telas

Ver televisão ou vídeos não é aconselhável para crianças menores de dois anos. Pesquisas mostram que a prática pode afetar o desenvolvimento, informou um grupo de pediatras americanos nesta terça-feira.
Em vez de permitir que as crianças assistam a vídeos ou televisão, os pais deveriam falar com elas para estimulá-las a brincar de forma independente, de acordo com a primeira diretriz divulgada em mais de uma década pela Academia Americana de Pediatria (AAP, em inglês).
O Conselho segue a linha da recomendação emitida em 1999 pela maior associação americana de pediatras, mas esta publicação também adverte os pais sobre como seus próprios hábitos televisivos podem retardar a capacidade de falar em seus filhos.
"Esta diretiva atualizada traz mais evidências de que os meios de comunicação --tanto em primeiro como em segundo plano-- têm um efeito potencialmente negativo e nenhum efeito positivo conhecido para as crianças menores de dois anos", sustentou.
"Portanto, a AAP reafirma suas recomendações de desaconselhar o uso de meios deste tipo nesta faixa etária", acrescentou.
Esta última diretiva não se refere a jogos interativos como videogames, smartphones e outros dispositivos, mas sim a meios de comunicação cujo consumo por meio de qualquer tipo de tela seja passivo, como o telefone, o computador, a televisão e outros.
O pediatra Ari Brown explicou que esta atualização era necessária devido ao aumento dos lançamentos de DVD segmentados para crianças menores de 2 anos e pelo fato de quase 90% dos pais reconhecerem que seus filhos veem algum tipo de meio de comunicação eletrônico.
A AAP convocou os pediatras a abordar o tema do uso da tecnologia com os novos pais e afirmou que qualquer adulto deve estar consciente do quanto está distraído quando a televisão está ligada.
Os estudos citados na diretiva indicam que os pais interagem menos com seus filhos quando a televisão está em funcionamento e que uma criança que brinca em frente à televisão olhará o aparelho --se ele estiver ligado, inclusive como som de fundo-- três vezes por minuto.
"Quando a televisão está ligada, os pais falam menos com seus filhos", afirmou. "Há alguma evidência científica que mostra que quanto menos tempo se dedica a uma criança, mais pobre é sua linguagem".
Nem mesmo os chamados vídeos educativos estão beneficiando as crianças menores de dois anos, já que elas são muito pequenas para entender as imagens na tela, disse a AAP.
"As propriedades educativas dos meios de comunicação para crianças menores de dois anos continuam sem ser demonstradas, apesar do fato de três quartos dos produtos audiovisuais infantis mais vendidos terem reivindicações educativas implícitas ou explícitas", acrescentou.
"Um espaço de brincadeiras livre é mais valioso para o desenvolvimento cerebral do que qualquer exposição a meios de comunicação eletrônicos", concluiu a Academia Americana de Pediatria.
Fonte: Correio do Estado

A Opinião:

É fundamental o diálogo e o acompanhamento dos pais para o desenvolvimento da criança, essa pesquisa precisa ser levada a sério para tentar diminuir uma prática cada vez mais frequente: a terceirização da educação das crianças.
Muitos pais estão delegando a função de educar a terceiros, entregando toda a responsabilidade para as escolas e o pior, deixando que os filhos sejam educados e aprendam exclusivamente assistindo a dvds "educativos", fazendo com que se tornem crianças passivas.
Nada contra assistir uma vez ou outra, o problema é que crianças muito pequenas passam horas diante da televisão, assim, diminuindo a velocidade do desenvolvimento da criança

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Valorize a vida humana



O (chocante) Fato:

Criança atropelada na China é deixada no chão e ignorada por transeuntes

O caso do atropelamento de uma criança de dois anos em um mercado na China, tem ganhado repercussão na internet. Identificada como Yue Yue, a menina foi atropelada por uma van, que fugiu sem prestar socorro. Após o acidente, pelo menos 12 pessoas passaram pela vítima acidentada e não prestaram socorro. Como se não fosse o suficiente, Yue Yue foi atropelada uma segunda vez por um caminhão que passava pelo local.
As imagens foram flagradas pela câmera de vigilância do mercado e veiculadas pela rede de televisão local TVS. De acordo com a emissora, a menina andava pelo mercado onde seus pais têm uma loja. Depois de ser atropelada pela segunda vez, a criança foi movida para o canto da rua por um recolhedor de lixo que notou o acidente. 
Fonte: Jornal do Brasil

Abaixo o chocante e revoltante vídeo:



A Opinião:

Precisamos urgentemente valorizar a vida humana, temos que ter tempo para dar atenção, carinho e cuidado ao próximo. Quando um ajuda o outro, todos crescem. 
É revoltante ver cenas como essa e é triste imaginar que elas possam se repetir, vamos torcer para que as pessoas comecem a relembrar o que é o amor.
Repasse adiante essa mensagem, para que cenas como essa não se repitam.

 


domingo, 16 de outubro de 2011

Movimento dos Indignados


O Fato:

Movimento dos 'indignados' adquire dimensão planetária

O movimento dos "indignados" contra a crise e as finanças globais adquiriu neste fim de semana dimensão planetária, levando às ruas dezenas de milhares de pessoas em manifestações marcadas por incidentes e prisões em Roma e Nova York.
"O movimento dos indignados renasce como uma força global", proclama em sua capa neste domingo o jornal El País, principal diário da Espanha, onde em 15 de maio os primeiros "indignados" começaram a levantar suas barracas em pleno centro de Madri.
É a primeira vez que uma "iniciativa cidadã" consegue organizar "de forma coordenada tantas manifestações em lugares diferentes e afastados", diz o jornal.
Sob slogans como "povos do mundo, levantem-se", ou "sair à rua cria um novo mundo", os "indignados" convocaram no sábado manifestações em 951 cidades de 82 países, segundo o site 15october.net, em protesto contra a precariedade vinculada à crise e o poder das finanças.
"Evidentemente, existe agora um movimento internacional", confirmou o editorialista do Repubblica, Eugenio Scalfari.
"Expressa a cólera de uma geração sem futuro nem fé nas instituições tradicionais, políticas, mas também financeiras, que são consideradas responsáveis pela crise e que se aproveitam dos danos causados ao bem comum", prossegue o editorialista.
"O mundo sai às ruas, de forma pacífica e colorida", assegura o La Stampa, apesar da manifestação de Roma ter sido a mais violenta, perturbada desde o início por indivíduos descontrolados que quebraram vitrines e queimaram automóveis. Os confrontos com a polícia deixaram 70 feridos, entre eles três graves. Doze pessoas foram detidas.
Além de Roma, onde dezenas de milhares de pessoas protestaram pacificamente, Madri e Lisboa foram cenário das maiores marchas.
Milhares protestaram também em Washington e Nova York, onde 88 pessoas foram detidas.
"Somos o povo, e eles nos venderam", "a cada dia, a cada semanas, ocupemos Wall Street", foram suas principais mensagens.
Em Londres, várias centenas de "indignados" passaram a noite de sábado para domingo em barracas na praça na frente da catedral de St. Paul, no coração da City, após a manifestação do dia anterior, marcada também por alguns confrontos e prisões.
No sábado, de 2.000 a 3.000 "indignados", segundo estimativas da BBC, protestaram ao redor da St. Paul, entre cartazes contra a política de austeridade do governo britânico e os cortes orçamentários, assim como contra o sistema financeiro.
Também em Amsterdã foram levantadas 50 barracas, colocadas na praça da Bolsa, onde os indignados passaram a noite de sábado para domingo.
Genebra, Miami, Paris, Saraievo, Zurique, Cidade do México, Lima, Santiago, Hong Kong, Tóquio, Sidney... a "indignação" contra o capitalismo foi expressada no sábado praticamente em todos os continentes.
E receberam inclusive um inesperado apoio: o do governador do Banco da Itália, Mario Draghi, ex-diretor do Goldman Sachs, símbolo da desregulamentação das finanças anglo-saxãs, que no mês que vem assumirá a presidência do Banco Central Europeu.
"Os jovens têm razão de estar indignados", declarou Draghi a jornalistas italianos no sábado paralelamente a uma reunião de finanças do G20 em Paris. "Estão irados contra o mundo das finanças. Eu os compreendo", completou.
Fonte: AFP
A Opinião:

Não faz muito tempo, aqui mesmo nesse blog alertou-se para a possibilidade da "Revolução pela População" substituindo a Revolução técnico-científica-informacional.
Agora os povos do mundo começam a se unir para realizarem manifestações ao redor do mundo, podendo inclusive acender o pavio que estoure o modelo neoliberal.
O que virá por aí? Ainda é cedo para fazer previsões, mas o fato é que as revoltas começaram e a tendência é que sejam ampliadas e só terminem com a vitória.

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia dos Professores


O Fato:

Dia dos Professores: carreira perde interessados ano a ano

"Não tenho filhos, mas se tivesse faria de tudo para não deixar que se tornassem professores. É o que farei com meus sobrinhos". Desta forma o educador Oscar Eduardo Magnusson resume o sentimento que acompanha os profissionais da categoria. Com salários desvalorizados, carga horária intensa em sala de aula e trabalho constante em casa, os professores estão cansados.
Resultado: cada vez menos gente procura uma formação na área. O panorama é desalentador e não há perspectiva de melhora em um curto espaço de tempo. Contudo, alguns especialistas analisam a situação por outro ângulo. Com a baixa procura pela profissão, a demanda por docentes seguirá alta. Uma perspectiva positiva em um horizonte obscuro.
O desânimo dos profissionais da Educação, cujo rendimento médio mensal é o pior no País, segundo o relatório Professores do Brasil: Impasses e Desafios (realizado pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2009), se reflete em uma procura cada vez menor por cursos de Pedagogia ou licenciaturas. O último Censo da Educação Superior, divulgado no ano passado, mostra que apenas a metade das vagas são preenchidas nas faculdades de Pedagogia. Consequentemente, a quantidade de formados vem caindo. Em 2005, cerca de 103 mil alunos concluíram o curso. Em 2009, esse número caiu para 52 mil. Nas licenciaturas, o cenário se repete: 77 mil formados em 2005, e 64 mil quatro anos depois.
Segundo o pedagogo Hamilton Werneck, nos últimos quatro anos foram fechados 200 cursos de Pedagogia no Brasil. "Soube recentemente que, no Maranhão, um professor deixou a função e foi ser bombeiro, cujo salário inicial é de R$ 2,5 mil. Prestará um inestimável serviço àquele Estado, no entanto, a Educação, por salários reduzidos, perdeu um profissional. A nova geração não quer mais ser professor", afirma.
Trabalhando em quatro escolas diferentes, o professor de Português da rede pública e particular de Indaiatuba (SP) Oscar Eduardo Magnusson, citado no começo da matéria, já está cansado. "Depois de 20 anos lecionando, me arrependi de ter escolhido esta profissão. Não melhora nunca", desabafa.
Se a procura pelos cursos está baixa, a demanda por educadores deve ser alta. Para Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), o futuro acabará sendo promissor para aqueles que optarem pela carreira. "A perspectiva profissional do pedagogo é promissora, principalmente pela quantidade de concursos públicos abertos regularmente para a área da educação", diz, complementando que acredita em uma melhora na oferta do setor público para atrair os profissionais.
Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), o curso de Pedagogia teve 1.626 inscritos no exame de 2011, o que representa apenas 3,8 candidatos por vaga. Enquanto isso, na página da Vunesp, entre os concursos em andamento para a área da educação, há opções para prefeituras como as de Guaíra, São Bernardo do Campo, São Carlos e São José do Rio Preto, além da seleção para executivo público do Governo do Estado. "A demanda por professores é cada vez maior. Basta ver o número de escolas avaliadas pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), 8.736. O País só vai avançar por meio da educação", fala Tânia.
Werneck concorda. "A carreira de pedagogia é promissora, pois o mercado deve precisar cada vez mais de profissionais. No entanto, o que é oferecido ainda não é atrativo", afirma. Para o especialista em Educação, mesmo que o mercado sofra com a falta de profissionais, as ofertas de trabalho não deverão ser melhores. "Ou o Brasil faz uma grande revolução na Educação, que envolva currículos, programas, metodologias, salário e preocupação com o real aprendizado dos alunos, ou o salto econômico e social ficará prejudicado", sentencia.
Fonte: Portal Terra
Deixo para vocês também um filme marcante:


A Opinião:

Para ser professor é preciso vocação e envolvimento com os alunos, estamos tratando do futuro de todos e não apenas do nosso, pensar apenas no salário é de um egoísmo e de uma mesquinharia sem tamanho.
Entendo as reclamações, principalmente daqueles que não pensam apenas no dinheiro e sim no salto qualitativo das aulas se os salários fossem maiores.
As aulas ganhariam em qualidade porque o professor poderia trabalhar com uma quantidade menor de turmas e de alunos, conhecendo e se dedicando mais.
Agora o que é preciso entender é o seguinte: a realidade atual é essa e é preciso fazer o melhor com o que temos e lutar para que no futuro as condições da classe sejam melhores.
Muitos professores desistem de lutar porque estão chegando perto da aposentadoria, outros nem entram na luta porque estão começando agora e tem medo de "queimar o filme". Com isso falta união, as lutas pela educação se resumem a um grupo que pensa no bem de todos e não apenas no seu próprio bem e é justamente essa a maior virtude de um professor: acreditar na mudança e lutar pelo bem de outros, a vitória dos alunos é a vitória dos professores e consequentemente o começo de uma sociedade melhor.
Parabéns a todos os professores, merecem o reconhecimento e creio que apesar do descaso dos governos, a sociedade reconhece nesses profissionais o esforço, a doação e a qualidade. É uma das profissões em que o povo mais confia.
Não deixem essa profissão morrer, valorizem aqueles que te ensinaram, lutem por eles. Para que nos próximos anos, esses profissionais comemorem no dia dos professores algo mais além do dia de descanso.
Agradeço a todos os professores que passaram e passam pela minha vida, o valor de vocês está acima dos valores financeiros e a recompensa é uma sociedade melhor.