Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

sábado, 12 de novembro de 2011

Sinopec avança no Brasil

O Fato:

Chinesa Sinopec paga US$3,5 bi e avança em petróleo no Brasil

A estatal chinesa Sinopec ampliou sua participação no promissor setor de petróleo no Brasil ao fechar um acordo de 3,5 bilhões de dólares por uma fatia de 30 por cento na unidade brasileira da empresa portuguesa Galp Energia.

O negócio, anunciado nesta sexta-feira, é mais um passo da China para garantir suprimento de energia e evidencia o apetite das empresas petrolíferas por reservas nas águas profundas do Brasil, num momento em que estão paralisados os leilões de novas áreas de exploração no país. Mas o valor da operação, apesar disso, decepcionou.
O acordo segue um negócio de 7 bilhões de dólares, fechado pela Sinopec no ano passado, de uma participação de 40 por cento no braço brasileiro da empresa petrolífera espanhola Repsol e outro acerto de desenvolvimento marítimo de petróleo em abril com a Petrobras.
"Para a Sinopec, não há muitas oportunidades para crescer no tradicional setor de exploração de óleo e gás --e aquisições no exterior são a forma de manter o crescimento", disse o analista da UOB Kay Hian, Yan Shi.
"Isso beneficia a Sinopec na exploração em reservas, e reduz riscos em sua deficitária operação em refino".
A Galp é parceira minoritária da Petrobras em importantes descobertas marítimas, incluindo o vasto campo do pré-sal de Lula, anteriormente conhecido como Tupi, assim como as descobertas de Cernambi e Iara.
Embora o negócio dê à companhia portuguesa mais que o valor mínimo pedido de 2 bilhões de euros (2,7 bilhões de dólares), o preço que a Sinopec está pagando desapontou investidores, levando as ações da empresa portuguesa a caírem mais de 10 por cento.
A Galp havia previsto angariar 2 bilhões de euros com a venda de 20 por cento de participação, para ajudar a financiar sua parcela para o desenvolvimento de campos de petróleo.
"Os valores implícitos dos ativos da Galp neste acordo são decepcionantes. A Repsol obteve 5,6-5,8 dólares por barril e este negócio saiu por 3,9 dólares por barril", disse Pedro Pintassilgo, gestor de fundos da F&C, de Lisboa.
Os papéis da BG, que também tem ativos no pré-sal do Brasil e que teria interesse de vender participação, também caíram por causa do acordo.
O analista do Santander Jason Kenney disse que o acordo Galp-Sinopec indica que a companhia chinesa não está pagando o valor comercial que todos esperavam ver.
"Se você não pode conseguir o valor pelos ativos em uma transação comercial, então as pessoas começam a questionar o valor básico do ativo, e então a leitura para a BG é negativa.".
A Galp disse que o acordo considerou o valor total de seus ativos no Brasil em 12,5 bilhões de dólares.
"Este aumento de capital fortalece significativamente a estrutura de capital da Galp Energia, garantindo plenamente suas necessidades de financiamento para a futura expansão e desenvolvimento de suas atividades exploratórias", afirmou a Galp em comunicado.
Pelos planos de desenvolvimento, a Sinopec espera produzir 21,3 mil barris de óleo equivalente por dia (boedp) em 2015, com produção esperada no pico de 112.500 boedp em 2024.
Pelo acordo, a unidade de propriedade integral da Sinopec, a Sinopec Internacional de Exploração e Produção Corp (SIPC), terá novas ações a serem emitidas pela Galp e assumirá empréstimos de acionistas, disse a Sinopec Group em comunicado.
"Levando em consideração esse investimento e despesas de investimentos futuros projetados, o montante de pagamento em dinheiro será de aproximadamente 5,18 bilhões dólares no fechamento", disse a Sinopec.
A transação precisa ser aprovada pelo governo chinês.
Aquisições externas feitas por empresas da China totalizam 37,6 bilhões de dólares este ano, abaixo dos 54,1 bilhões de dólares do ano passado, segundo dados da Thomson Reuters.
A estratégia da Sinopec de fazer aquisição no exterior é, em parte, guiada pela intenção de obter escala em alguns países, incluindo o Brasil, disse um funcionário da empresa que não quis ser identificado.
A Sinopec Group é a matriz da China Petroleum & Chemical Corp (Sinopec), listada em Hong Kong e Xangai.
O grupo faz investimentos externos na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás e opera através do sua unidade integral SIPC.
A Sinopec teve apoio do Societe Generale, enquanto a Galp Energia do Bank of America Corp, JP Morgan, UBS Caixia BI, disse uma fonte familiarizada.
Fonte: Reuters Brasil

A Opinião: 

As empresas chinesas mostram cada vez mais força e importância no mercado, a Sinopec está caminhando a passos largos para ser uma das maiores companhias de petróleo do mundo se juntando as gigantes Exxon Mobil (EUA), Shell (Holanda), Petrobras (Brasil), BP (Reino Unido), Total (França), Chevron (EUA), Eni (Itália), Conoco Philiphs (EUA) e Repsol (Espanha).
 

 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Parcial das sete maravilhas naturais do mundo


O Fato:

Primeira contagem elege as Cataratas como uma das sete maravilhas

A fundação New Seven Wonder, sediada na Suíça, anunciou nesta sexta-feira (11/11) que as Cataratas do Iguaçu são uma das sete maravilhas do mundo. A Amazônia, o outro concorrente brasileiro, também foi eleita. A primeira etapa do concurso selecionou mais de 400 belezas naturais, na segunda foram escolhidas 77 e 28 foram para a final.

Este é um resultado preliminar da votação, que ocorreu pela internet. De acordo com a New Seven Wonder, que organiza o concurso, os votos serão verificados e validados. O resultado final deve ser divulgado no início de 2012.  Há a possibilidade de um ou mais dos vencedores provisórios anunciados nesta sexta-feira não serem confirmados.
Os outros vencedores são a baía de Halong, no Vietnã, Komodo, na Indonésia, a Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, a Montanha Mesa, na África do Sul e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas.

Fonte: Portal G1
Baía de Halong

Komodo

Ilha de Jeju

Montanha Mesa

Rio Subterrâneo Puerto Princesa

Cataratas do Iguaçu

Amazônia


Essas imagens valem mais do que qualquer palavra, são imagens que alegram e que deixam qualquer um de boca aberta.

Deixo abaixo o vídeo de um lugar que merece uma menção honrosa, o Rio Caño Cristales na Colômbia:



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ato em defesa dos royalties


O Fato:

Ato em defesa dos royalties reúne 150 mil pessoas na Cinelândia, diz PM


A Polícia Militar informou, por volta das 19h desta quinta-feira (10/11), que o ato contra as novas regras de distribuição dos royalties reúne cerca de 150 mil pessoas, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. A concentração aconteceu por volta das 15h e já havia atraído 50 mil manifestantes à Candelária, segundo a PM.
Os royalties são tributos pagos pelas empresas aos estados de onde o petróleo é extraído, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não fez discurso. “Preferimos que a sociedade se expresse”, disse ele. Em seu breve pronunciamento, Cabral afirmou que o estado não vai ceder ao projeto de lei. “Nós não vamos ceder um real sequer do que já foi licitado por respeito ao diálogo e à democracia. O Rio é um estado essencialmente democrático, mas não vamos aceitar que avancem sobre receitas garantidas ao nosso povo”, disse.
Os manifestantes seguiram da Candelária até a Cinelândia. A atriz Fernanda Montenegro discursou em palco montado na Cinelândia.  Segundo os organizadores, estão programados, ainda, shows das bandas Diante do Trono e dos cantores Naldo e Lulu Santos.
Artistas, músicos e outras personalidades também devem participar do protesto, entre eles, a apresentadora Xuxa, as atrizes Cissa Guimarães, Paula Burlamaqui, Letícia Spiller e Christiane Torloni, os cantores Martinho da Vila e Fernanda Abreu, além do ex-treinador Carlos Alberto Parreira e do arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta.
De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, é tranquilo no entorno do local do ato. Por causa da passeata, a prefeitura montou um esquema especial de trânsito. Não há registro de retenções.
A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo.
Além da presença do governador do Rio, Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes, políticos de outras cidades prometeram comparecer ao evento desta tarde.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio, Wadih Damous, participou do ato: “O Rio, historicamente, sediou grandes lutas democráticas do país, como a anistia e as 'Diretas Já'. É um cenário natural e histórico de manifestação. O povo vem às ruas por um direito garantido da constituição.”
Para ele, a divisão dos royalties do petróleo vai significar a quebra do estado. “Põe em risco a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Vai coibir projetos sociais. Espero que a manifestação sensibilize os deputados federais e a presidente da república”, disse.
“Os royalties estão previstos para que os estados produtores tenham uma compensação pelo impacto ambiental. Esse projeto de lei é abertamente inconstitucional, trata-se de uma briga financeira que está sendo travada politicamente. Nós nos colocamos à disposição para subscrever uma ação direta de inconstitucionalidade a ser proposta no STF”, afirmou.
Nesta quinta-feira, por causa do protesto, as repartições públicas estaduais e municipais tiveram ponto facultativo a partir das 14h, segundo a assessoria do governo do Rio. Um esquema de trânsito especial também foi montado para amenizar os impactos no tráfego das vias do Centro.
Fonte: Portal G1
A Opinião:

Farinha muita e mesmo assim meu pirão primeiro. É impressionante a capacidade que as pessoas tem de se mobilizar quando o assunto é dinheiro. Para começar a falar sobre isso, trago um texto do Milton Santos:
"Antes o território continha o dinheiro, que era em parte regulado pelo dinheiro, pelo território usado. Hoje, sob a influência do dinheiro, o conteúdo do território escapa a toda regulação interna, trazendo aos agentes um sentimento de instabilidade, essa produção sistemática de medo que é um dos produtos da globalização perversa dentro da qual vivemos, esse medo que paralisa, esse medo que nos convoca a apoiar aquilo em que não cremos apenas pelo receio de perder ainda mais."
O dinheiro é capaz de subverter toda lógica. Quando há uma convocação para uma luta contra a corrupção, aparecem cerca de 10 mil. Se a convocação é pela defesa dos royalties, aparecem 150 mil. Muitos desses sequer entende o que são royalties.
Os Governos decretam ponto facultativo nas escolas e em outras repartições públicas, armam esquemas de segurança, tudo para usar o povo para defender os interesses das elites. A pergunta é: Quantas pessoas se mobilizariam contra a corrupção ou contra o mau uso do dinheiro público? Haverá ponto facultativo? A polícia vai permitir um ato em defesa do povo contra a corrupção?
A alegação é que pode comprometer a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, mas os gastos ultrapassaram demais o que estava previsto e ninguém fala nada quanto a isso.
Pelo terceiro ano consecutivo o ENEM passa por problemas. Estamos próximos de enfrentar a maior epidemia de dengue dos últimos anos no Rio de Janeiro. O número de mortos em acidentes de moto triplica. E cadê a mobilização?
Enfim, parabéns as elites, por isso se mantém no topo e têm uma vida confortável, simplesmente porque se articulam, manipulam, massacram e ainda tem seus bens admirados nas revistas e programas de TV. E quanto a nós? Basta balançar a cabeça positivamente e dizer Amém.





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Saúde inusitada


A cada ano surgem novas alternativas na área de saúde que nos deixam perplexos, pois oferecem alternativas jamais imaginadas dando inclusive a impressão que, no futuro, poderemos escolher como seremos ou quando deveremos morrer. Abaixo dois exemplos:

Os Casos:

EUA tentam conter venda de pirulitos infectados com catapora via internet

Autoridades do Estado americano do Tennessee ameaçaram tomar medidas legais contra pais que comprarem ou venderam pela internet pirulitos infectados com catapora para transmitir, voluntariamente, a doença a seus filhos.
O procurador-geral do Tennessee, Jerry Martin, disse que a prática de enviar vírus e bactérias pelo correio é crime federal nos mesmos moldes que o envio de substâncias usadas em ataques biológicos, como antraz.
O procurador resolveu falar duro depois que emissoras de TV locais divulgaram reportagens mostrando que grupos de pais estão se reunindo em 'festas da catapora' cujo objetivo é fazer com que crianças infectadas com a doença a transmitam para outras crianças saudáveis.
Muitos pais não acreditam nos benefícios da vacina, e preferem que seus filhos sejam contaminados com a doença ainda novos, quando seus efeitos são mais amenos. Uma vez contraída a catapora, o indivíduo cria imunidade para o resto da vida.
Grupos na rede social Facebook, como o "Find a Pox Party Near You" (ou "encontre uma festa da catapora perto de você"), servem de ponto de encontro para que os adultos combinem os eventos.
E quando por razões logísticas os eventos não podem ser realizados, o canal WSMV, de Nashville, mostrou que é possível comprar, na internet, pirulitos lambidos por crianças enfermas, roupas usadas por elas com a doença e inclusive cotonetes contaminados.
A reportagem da emissora conversou com uma mãe de Nashville que vendia por US$ 50 na internet pirulitos lambidos por seus filhos e contaminados com catapora.
"(As crianças) não conseguem mais pegar catapora do jeito normal, simplesmente pegar e ter imunidade para o resto da vida", explicou Wendy Werkit à reportagem.
Entretanto, as autoridades de saúde alertaram para os perigos desta prática. Um médico do Departamento de Saúde do Tennessee disse que, ao expor seus filhos aos fluidos de outra criança, os pais podem estar contaminando-os com uma série de outras doenças desconhecidas.
Ao tomar conhecimento desses casos, o procurador Jerry Martin pediu à WSMV que lhe fizesse uma entrevista sobre o tema.
"A mensagem precisa ser clara para todos os indivíduos que tentem adotar esse comportamento", disse o procurador. "O governo federal e o Departamento de Justiça não vêm com bons olhos a violação de qualquer lei federal, e certamente das leis que cuidam da segurança e a saúde pública", ameaçou.
"Se você tentar expor alguém a um vírus ou doença infecciosa, e usar o correio americano ou o comércio interestadual para enviar material para outra pessoa, você estará se expondo a um processo na Justiça federal."
Fonte: Portal G1

Médico promete transformar olhos castanhos em azuis com uso de laser

Já imaginou poder ter o tão desejado olho azul apenas com um procedimento médico de poucos segundos? Gregg Homer, médico da Califórnia, afirma que isso é possível porque, no fundo, todos têm olhos azuis. "Todo mundo que tem olhos castanhos tem o azul coberto por uma camada de pigmento", explica ele.
O método desenvolvido por ele funciona com um laser que atinge a parte mais clara do olho e da córnea e começa a desfazer o pigmento. O próprio organismo, então, termina o processo. Em entrevista ao Daily News, Homer afirma que o tratamento já foi testado, com sucesso, em 12 voluntários no México.
O procedimento é feito em 20 segundos, com o paciente observando uma tela animada com um dos olhos tapados. Para o processo ser completo, a ação é repetida no outro olho.
Os olhos não ficam azuis na hora. Na primeira semana ficam mais escuros e só depois de um mês é que a mudança completa ocorre, segundo o médico. Uma vez que a pessoa opta por mudar a cor do olho para azul não há mais como voltar atrás.
Só nos Estados Unidos quase três mil pacientes já mostraram interesse em passar pela mudança, mas eles vão precisar de paciência: o médico estima que serão necessários três anos para que o método seja aprovado no país. A cirurgia deverá custar US$ 5.000 (cerca de R$ 8.700).
No Brasil, o Conselho Federal de Medicina também não aprovou a cirurgia. "O Conselho tem uma câmara técnica que avalia todos os procedimentos, mas esse ainda é experimental, há pouca referência sobre ele na literatura médica", declara o médico Paulo Augusto de Arruda Mello, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ainda que os oftalmologistas não conheçam todas as eventuais complicações ligadas ao procedimento, fala-se em risco de desenvolver glaucoma e catarata.
De acordo com Mello, o procedimento também causa alterações importantes na estrutura da íris. "O laser promove quebra de pigmento, portanto é evidente que isso pode promover um processo inflamatório na região", explica ele.
Fonte: Uol
A Opinião:

Os dois casos são a primeira vista loucuras, no primeiro caso, fazer com que a criança tenha catapora para criar naturalmente anticorpos e impedir que a mesma tenha essa doença na fase adulta, já que é mais perigosa em adultos do que em crianças. 
A maior parte das grandes descobertas surgem de necessidades humanas, e o segundo caso mostra como estão ficando fúteis as nossas necessidades. Por que não dedicar tempo para descobrir as causas e lutar pela cura do câncer, por exemplo? Será que já sabem mas não podem se pronunciar devido ao poder econômicos dos "elementos causadores"?
Enfim, tanto em um caso quanto no outro, observa-se tentativas inovadoras de ganhar dinheiro, uma oferecendo uma doença para trazer imunidade e outra trocando o coloração dos olhos apenas por uma questão estética fazendo a pessoa "se aceitar melhor", é o Photoshop Real. 
O que esqueceram ou sequer se preocuparam foi de calcular os riscos para os clientes.
O vídeo abaixo tem cenas fortes, mostra pessoas fazendo "tatuagens nos olhos", evite assistir se acha que vai te fazer mal.


 


 

domingo, 6 de novembro de 2011

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)


O Fato:

Cidades do Norte têm 20 anos de atraso sobre as do Sudeste, diz Firjan

Quando o assunto é qualidade de vida, a diferença entre as cidades mais pobres e as mais ricas do país está diminuindo, aponta uma pesquisa divulgada neste sábado (5) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Mesmo assim, os municípios do Norte ainda têm 20 anos de atraso em relação aos do Sudeste.

O melhor município do país, segundo o levantamento, é Barueri, na Grande São Paulo. Na cidade, há vários condomínios de luxo, que puxam o índice de desenvolvimento para cima. O último da lista é São Félix das Balsas, no Maranhão.

De acordo com o estudo, que leva em conta dados oficiais de 2009, um em cada sete em cada dez municípios do país avançaram em relação ao levantamento anterior. O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000.
Do total, 63% das cidades do país foram consideradas como desenvolvimento moderado ou alto.
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
A expectativa é que só em 2037 os municípios do país garantam à população brasileira atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e maior inserção no mercado formal de trabalho, diz a pesquisa.
A concentração, contudo, continua. Das 15 melhores cidades em qualidade de vida, 14 estão em São Paulo. E pela primeira vez apareceu na lista um município do Centro-oeste, Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
"Há realmente um fortalecimento, uma consolidação, do Centro-oeste como um grande novo Sudeste. Esses municípios têm tido recentemente um grande aumento de renda e geração de emprego, o que, na verdade, explica grande parte deste resultado", diz Luciana de Sá, coordenadora da pesquisa.
A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, teve a pior classificação no estado do Rio de Janeiro na pesquisa sobre desenvolvimento municipal.
O estudo transforma numa nota o que cada morador já sente no dia a dia, levando em conta itens fundamentais para a qualidade de vida, como educação, saúde, emprego e renda, qual a nota que cada cidade brasileira merece. Todos os 5.564 municípios brasileiros foram analisados no levantamento da Firjan.
Fonte: Portal G1
Todas as informações sobre a qualidade de vida de cada um dos municípios brasileiros podem ser obtidas de maneira simples no link abaixo:



A Opinião:

Através desses índices é possível observar a importância da educação no desenvolvimento de uma cidade e na melhoria da qualidade de vida de um povo. 
Não bastam obras, construções de estradas, aeroportos, portos, estádios, melhorar a rede hoteleira, fazer praças etc. O salto de qualidade sempre será menor se não houver investimentos em educação.
A educação gera, além de uma mão de obra mais qualificada, uma população mais consciente que preserva e luta por melhorias no município.
Vemos todas as cidades do país avançando, algumas com maior velocidade, outras de maneira mais lenta, mas o avanço na última década é visível e pode ser comprovado através dessa pesquisa.
Mas o caminho das pedras para os municípios que querem avançar é investir em educação.

Cartão de crédito pré-pago


O Fato:

Cartão de crédito também na opção pré-pago

Uma forma de crédito lançada desde o primeiro semestre deste ano está se consolidando no Brasil e vem, agora, focar principalmente as cerca de 50 milhões de pessoas as quais o Banco Central estima que não possuem conta bancária e também os 55% da população economicamente ativa brasileira que ainda recebem mensalmente o salário em espécie. Trata-se do cartão de crédito pré-pago.
Com ele, a partir da contratação e o pagamento de algumas taxas, o consumidor poderá fazer uso de um sistema semelhante ao do celular pré-pago, ou seja, contratar uma quantia por determinado tempo para que dela sejam descontadas as compras realizadas com o dinheiro de plástico.
Neste semestre, no entanto, na busca por atingir as camadas mais baixas da sociedade, aquelas que ainda não são bancarizadas, os cartões private labels, ou cartões de loja, também estão sendo trabalhados como pré-pagos pela Mastercard.
E uma das vantagens evidenciadas pela nova forma de compra é a não obrigatoriedade da avaliação da situação do crédito do consumidor, possibilitando as pessoas que estão com o "nome sujo" de também se utilizar da ferramenta.
"Estamos em um momento propício para isso: o mercado de pré-pagos está em plena expansão na América Latina, onde atualmente representa US$ 12 bilhões em oportunidades e poderá chegar a US$ 80 bilhões em 2017", afirma Alexandre Magnani, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.
A empresa na qual trabalha é responsável pelo primeiro cartão pré-pago no Brasil, concretizado em conjunto com o banco PanAmericano, no fim de abril deste ano.
Em termos percentuais, o diretor de cartões do PanAmericano, Eliel Teixeira de Almeida, aponta uma rejeição de 40% para os pedidos de cartão no Brasil, o que seria praticamente anulado com o uso do pré-pago.
Outro destaque dado pelos executivos é em relação ao controle de despesas proporcionada pelo novo tipo de cartão, pois o usuário dele acerta a quantia a ser gasta com antecedência.
Eliel ainda explicou que o cartão é protegido por senha e em caso de perda ou roubo pode ser bloqueado e o saldo contratado mantido. "O Cartão Pré-pago é uma oportunidade de automação das compras desta parcela da população e uma alternativa para o pagamento de salários de indústrias e a transferência entre cartões pré-pagos também será uma solução atraente para remessa de dinheiro para outro portador", finalizou o diretor de Cartões do banco PanAmericano.
 

Fonte: Diário do Nordeste

A Opinião:

O mercado arrumou um novo jeito de "deitar e rolar", um cartão de crédito onde quem coloca o crédito é o cliente. Se vai fazer sucesso? Certamente

Motivos: 

Quem não possui conta em banco pode preferir pagar as taxas do cartão de crédito pré-pago do que as taxas de manutenção de conta nas agências bancárias.

Pode ser a "mesada do futuro", uma vez que assim é possível controlar os gastos no cartão.

Os brasileiro preferem que algo controle as suas ações do que simplesmente sentar e montar um orçamento, com o cartão pré-pago vai ser possível transferir a responsabilidade.

É a circulação do capital se tornando mais complexa a cada dia.


 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Acidentes de moto


O Fato:

Número de mortos em acidentes com motos triplicou em 10 anos


As mortes por acidentes com motocicletas quase triplicaram em nove anos, passando de 3.744, em 2002, para 10.143 no ano passado. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. Em 2010, mais de 40,6 mil brasileiros morreram em acidentes nas ruas e estradas do país. Os acidentes com motos responderam por 25% das mortes.
De acordo com o ministério, o Brasil é o quinto país em número de mortes provocadas por veículos terrestres, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar que o motorista, ao dirigir embriagado, está cometendo um crime mesmo que não provoque acidente ou ponha a vida de outras pessoas em risco. Para o ministro, a decisão da Corte vai contribuir para a redução das estatísticas de mortes no trânsito no Brasil que, segundo Padilha, vive uma "epidemia" de lesões e mortes por acidentes.
Dados do ministério apontam que as regiões Norte e Nordeste registraram o maior aumento dos casos de mortes no trânsito entre 2002 e 2010, com percentuais de 53% e 48%, respectivamente.
Fonte: DCI


A Opinião:

Não adianta culpar apenas a bebida alcoólica pelos acidentes no trânsito, outros fatores precisam ser observados:
1- A educação para o trânsito no Brasil é muito deficiente, é só sair as ruas e observar as infrações absurdas que são cometidas pelos motoristas tanto de carros, ônibus ou motos. No caso das motos, é comum ver pessoas sem capacetes, sem contar os casos de pessoas que andam sem habilitação e acima da velocidade permitida.
2- A qualidade das nossas estradas é péssima, falta sinalização, em muitos lugares temos ruas esburacadas, sem pavimentação, enfim...mais um convite aos acidentes.
3- Os veículos estão cada vez mais velozes e há o incentivo para que se acelere ao máximo. Basta assistir as propagandas, quase nunca se vê em uma propaganda, o motorista andando devagar.
4- A falta de leis e de fiscalização. A sensação de impunidade estimula o infrator. A nossa sociedade é corrupta, tanto é que criam "boletins lei seca" informando os locais de blitz.
5- A falta de um sistema para socorrer vítimas de acidentes de trânsito.
E é óbvio que além de todos esses fatores, entra também a bebida alcoólica. Mas enquanto focarmos apenas na bebida, não resolveremos o problema.