Leitura sem fronteiras - Tradutor

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O gonçalense e o complexo de vira-lata


Acima é possível ver um dos mais belos crepúsculos da Baía de Guanabara. 
A pergunta é: A que cidade pertence essa belíssima paisagem? 
Rio de Janeiro?
Não
Niterói?
Também não
Pode pagar para aquele que disse São Gonçalo.

Isso mesmo, trata-se de uma importante cidade do estado do Rio de Janeiro, tratada como bairro de Niterói por alguns ignorantes e que aceita todos os adjetivos negativos ao longo de décadas. 

Aproveitando que amanhã é o centenário do Nelson Rodrigues, podemos dizer que o povo gonçalense sofre do complexo de vira-lata. Eis algumas de suas frases sobre o assunto e breves comentários.

"Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo"

É perfeitamente viável a substituição da palavra brasileiro por gonçalense e o resto do mundo poderia ser substituída por restante do Brasil.

"o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima"

É o próprio gonçalense que cria uma imagem negativa, inferiorizada. Não são capazes de valorizar tudo o que de positivo acontece ou aconteceu na cidade. É necessário mudar isso, pois um povo sem memória é coveiro de si mesmo.

O Brasil começou a superar esse complexo ao conquistar a Copa do Mundo de 1958, grandes conquistas quando são valorizadas aumentam a auto-estima. Hoje, não é mais justo confundirem o Brasil com a Bolívia como já fizeram no passado, somos uma nação com presença marcante no mundo.

Agora voltamos para São Gonçalo, cidade que já foi conhecida como Manchester Fluminense devido a sua importância para a economia do estado do Rio de Janeiro.

Uma cidade que é berço de craques do futebol como Altair e Jair Marinho (campeões mundiais em 1962), Roberto Miranda (campeão mundial em 1970) e o atual comentarista da Band, Edmundo.

Em São Gonçalo também nasceram artistas como Claudia Leite, Márvio Lúcio (o carioca do Pânico), Seu Jorge, Juliana Paes e Dedé Santana.

Resta saber que conquista irá levar o povo gonçalense a aumentar a sua auto-estima. Se você é de São Gonçalo, não espere sentado, faça parte da história e não deixe que sua cidade seja motivo de chacota.

Abaixo alguns vídeos que podem encher o povo gonçalense de orgulho.






2 comentários:

  1. Oi! Adorei seu post, e o blog tá super legal! Dá uma passada no meu depois? Obrigada!
    http://nannasway.blogspot.com.br/2012/08/explicacoes.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que muitos não conhecem e pagam por não saber metada da história e das coisas que São Gonçalo tem. Confesso que também não conheço muito, mas que a culpa é de quem não incentiva a população a ter tal vontade de conhecer o lugar em que vive. Seria bom que todos pudessem saber um pouco mais sobre São Gonçalo.
    Muito bom blog!!

    ResponderExcluir