Leitura sem fronteiras - Tradutor

domingo, 22 de maio de 2011

O que é o Clube de Geografia



O Clube de Geografia surgiu em 2008, no Colégio Auxiliadora, em uma iniciativa do professor de geografia Leandro Santiago, contando com suporte total e irrestrito da direção, funcionários e professores do Colégio Auxiliadora e, fundamentalmente com a confiança dos alunos que "compraram" a ideia.
O objetivo desde o início foi debater temas geográficos atuais tendo como base textos acadêmicos, trabalhos de campo, entrevistas, análise de vídeos e qualquer outra forma capaz de auxiliar a criação de conhecimentos.
Para fazer parte do Clube de Geografia, os alunos precisam passar por uma seleção rigorosa e que varia ao longo dos anos. Assim, muitos já passaram por entrevistas, dinâmicas de grupo, questões de lógica, análise de currículos e diversas formas possíveis de seleção.
Os alunos aprendem a produzir conhecimento e não apenas receber a informação, além disso ganham experiência pois a seleção é semelhante as que eles vão encontrar no futuro mercado de trabalho. Os aprovados aprendem também a trabalhar em equipe, não escolhida por eles. Assim se tornam companheiros, uma equipe de fato.
O maior motivo de orgulho, para o criador do projeto, é o fato de ter uma grande procura (em média pelo menos 20% dos alunos do Colégio Auxiliadora) apesar de não ter sido oferecida nenhuma recompensa financeira e nem conceitos extras no boletim. A recompensa oferecida foi conhecimento e experiência e isso comprova a teoria do professor Leandro Santiago de que muitos alunos ainda querem ser conhecidos pelo que são e não pelo que possuem.

Para relembrar os temas debatidos:

2008 -  Política do Brasil, Aquecimento Global e Geografia de São Gonçalo
2009 - Cidadania e lógica de mercado e Geografia de São Gonçalo
2010 - Bullying e debates sobre a Sociedade em Geral
2011 - Moradias em áreas de risco

Esse ano o nosso ponto de partida será a análise das moradias em áreas de risco e aqui no blog vocês terão informações sobre o nosso trabalho. Vamos intercalar a nossa produção com posts de temas atuais diversos para debates entre os frequentadores do nosso blog. Bem vindos ao Clube!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário