Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia mundial da Liberdade de Imprensa

O Fato:



ONU celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 

A ONU celebra nesta quinta-feira o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em mensagem oficial, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, disse que uma imprensa livre "dá às pessoas o acesso às informações que precisam para tomar decisões importantes".
Relembrando as recentes transformações políticas no Oriente Médio e no norte da África, Ban afirmou que as novas mídias tiveram um papel central na queda de regimes autocráticos na região. Segundo ele, essa nova realidade se reflete no tema do Dia Internacional desse ano: "Novas Vozes:  a Liberdade da  Mídia Ajudando a Transformar Sociedades".
A jornalista Beatriz Cardoso disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que uma imprensa livre é essencial para a democracia e para o desenvolvimento.
"Eu acho que a liberdade de imprensa é fundamental. Somente com uma imprensa livre é que a gente vai ter maior transparência da gestão do poder público principalmente no combate à corrupção, justiça social, melhor distribuição econômica, acesso à saúde.  E sem liberdade de imprensa, você não constrói esse desenvolvimento."
Mas segundo o secretário-geral da ONU, a liberdade de imprensa continua frágil.
Ele lembrou que, somente no ano passado, mais de 60 jornalistas foram assassinados no mundo inteiro, e muitos outros detidos ou censurados.
Ban falou ainda sobre a importância de que a violência contra profissionais da imprensa seja combatida com justiça.
Fonte: Jornal do Brasil

A Opinião:
Duas questões são extremamente importantes:
1- Até que ponto a imprensa tem realmente liberdade?
2- O que a imprensa anda fazendo com essa liberdade?
Essas duas questões levam a um debate eterno, pois muitos acreditam que a imprensa tem um poderio capaz de controlar a tudo e a todos. Outros já acreditam que a imprensa está de mãos atadas, chegando apenas até onde permitem que ela chegue.
Já em relação ao uso da liberdade por parte da imprensa, é possível observar que em geral a imprensa utiliza tudo o que pode até o ponto onde ela não sofra dano. É uma liberdade com medo. Até porque se extrapolarem, podem caminhar a passos largos para o abismo. 
A liberdade é necessária, mas comemorar liberdade hoje é apenas hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário