Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

sábado, 14 de janeiro de 2012

Cidades brasileiras entre as mais violentas do mundo


O Fato:


Brasil tem 14 cidades entre as mais violentas do mundo, diz ONG mexicana

O Brasil tem 14 cidades na lista das 50 mais violentas do mundo em 2011, de acordo com estudo da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. É o país com maior número de municípios no topo do ranking de insegurança.
Belo Horizonte está na 45ª posição e perde para outras capitais como Maceió (3ª), Belém (10ª), Vitória (17ª), Salvador (22ª), Manaus (26ª), São Luís (27ª), João Pessoa (28ª), Cuiabá, (31ª), Recife (32ª), Macapá (36ª), Fortaleza (37ª), Curitiba (39ª), Goiânia (40ª).
O estudo usa as informações de municípios com mais de 300 mil habitantes que contem com as estatísticas oficiais de homicídios na internet. A taxa de assassinatos (homicídio por 100 mil habitantes) é o padrão para indicação de violência nas cidades. O estudo aponta San Pedro Sula, em Honduras, como a mais violenta do mundo, quase 159 homicídios por 100 mil habitantes.
Além do Brasil, entre os países mais violentos também estão México, Colômbia e Venezuela. Os Estados Unidos aparecem nas primeiras posições por causa das cidades de New Orleans (21ª), Detroit (30ª), St. Louis (43ª) e Baltimore (48ª).
Segundo a ONG, o destaque da pesquisa 2011 em relação aos dados do ano anterior é o surgimento de 14 cidades brasileiras no topo. Na pesquisa de 2010, eram apenas sete, entre elas o Rio de Janeiro, que agora não faz mais parte da lista de mais violentas. 

Fonte: O Estado de Minas


A Opinião:

Não vi os critérios utilizados por essa ONG para determinar as cidades mais violentas do mundo, porém é um sinal de alerta para o nosso país.
Não adianta aumentar o policiamento se a desigualdade social continuar. Não adianta investir em penitenciárias se não investir em educação. Não adianta elaborarem leis mais rígidas se houver impunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário