Leitura sem fronteiras - Tradutor

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Boko Haram


O Fato:

Seita Boko Haram ameaça cristãos e tropas governamentais

A seita radical islâmica Boko Haram fixou um ultimato de três dias aos cristãos residindo no Norte majoritariamente muçulmana da Nigéria para partirem e ameaça combater as tropas governamentais nas zonas onde o estado de emergência foi decretado.
Um homem afirmando falar em nome do grupo islamista, Abul Qaqa, declarou que Boko Haram – seita reclamando dos talibãs afegãs – dava “um ultimato de três dias aos cristãos para deixar o Norte da Nigéria”.
“Desejamos também apelar aos nossos irmãos muçulmanos do Sul (majoritariamente cristã ) a voltar para o Norte porque temos provas que eles vão ser atacados”, acrescentou em língua Hausa, utilizada particularmente no Norte.
O presidente Goodluck Jonathan decretou o estado de urgência nesse fim de semana em várias zonas da Nigéria contra a violenta seita islâmica Boko Haram quando o país entrava num novo ano com a morte de pelo menos 50 pessoas num conflito entre comunidades.
Essas medidas intervêm após os ataques reivindicados por Boko Haram que causou 50 mortos no natal por uma bomba à saída da missa.
Fonte: Angola Press


A Opinião:

Pelo segundo ano consecutivo um ataque terrorista obtém êxito contra cristãos durante o Natal, parece que os confrontos na Nigéria ainda não chamaram a atenção da comunidade internacional.
Será que a Otan, que lutou tanto para "libertar" o povo da Líbia da ditadura, não fará nada pela população da Nigéria?
A Nigéria possui reservas de petróleo, porque então ainda não houve manifestação por parte da Otan?
Reduzir os motivos dos confrontos apenas ao interesse pelo petróleo é bobagem, a diferença entre a Líbia e a Nigéria é a posição estratégica ocupada pela Líbia que fez com que valesse a pena para a Otan intervir na região.
A Líbia localiza-se no norte do continente africano, próxima a Europa e ao Oriente Médio e com saída para o Mar Mediterrâneo.
Já a Nigéria está na parte subsaariana da África, mais distante dos mercados europeu e norte-americano, possui uma população muito numerosa e mais de 200 etnias diferentes em constantes conflitos.
Entre a Líbia e a Nigéria, que nação precisaria mais da intervenção da Otan? A Nigéria. Porém que nação ofereceria maior retorno financeiro e estratégico? A Líbia. Essa é a Guerra S.A. 

2 comentários:

  1. É o mesmo desejo que eu tenho, quero separar o nordeste do resto do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer separar, Separe! Mas consiga viver sem produtos agrícolas, pecuários e econômicos... Se acha que o Nordeste é tudo que passa na TV, VÁ ESTUDAR MAIS! Coisas bem mais sérias rolando aí fora e você preocupado com nordestinos, é a mesma coisa que um branco ter nojo de um negro, está cometendo a mesma coisa...

      Excluir