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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Disney no Rio


O Fato:

Projeto da Disney no Rio ganha força com Copa e Olimpíadas

O projeto de trazer a Disney para o Rio de Janeiro vem ganhando mais e mais defensores. A inauguração de um parque de diversões da grife americana é considerada por especialistas uma das melhores alternativas para aproveitar, no futuro, os investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura na cidade para a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016.
O Brasil precisa começar desde já a se planejar para o pós-2016. Na América Latina, o Rio de Janeiro é a cidade mais conhecida, assim como são as marcas Nova York, Tóquio, Paris ou Barcelona.
A Disney vem se expandindo internacionalmente desde os anos 80 e é provável que comece a incluir a América Latina em seus projetos.
A Disney já possui cinco parques fora dos EUA, dois na França, dois no Japão, um em Hong Kong, e está construindo mais um na China, em Xangai.
Outros grupos americanos de parques de diversão também estão buscando negócios no exterior. A Universal Studios já abriu parques no Japão (2001) Cingapura e Dubai (2010) e está construindo um complexo na Coreia do Sul, que está orçado em US$ 2,7 bilhões e deve ser inaugurado em 2014. O Sea World está prospectando projetos na China e Sudeste Asiático.
O investimento para construção de uma Disney no Rio, porém, seria de bilhões de reais. Estima-se que os parques de Paris e Hong Kong tenham custado entre US$ 1 bilhão (R$ 1,5 bilhão) e US$ 1,5 bilhão (R$ 2,3 bilhões), sem considerar toda a infraestrutura em torno dos empreendimentos, como hotéis, lojas, centros de convenções e campos de golfe.
Mas, via de regra, não é a Disney quem entra com os recursos para bancar a construção dos projetos. A multinacional, por exemplo, não desembolsou um único centavo para construir a Disney de Tóquio, inaugurada em 1983. O projeto custou US$ 750 milhões e os recursos vieram da Mitsui Estate Development e Keisei Electric Ry. Co.
A Walt Disney Company receberá 10% de royalties sobre os ingressos e 5% sobre as vendas do parque japonês até 2024, o que lhe garante uma a entrada de US$ 25 milhões em seus cofres por ano.
Ferraz e Giambiagi, autores do livro "Rio - a hora da virada", destacam três locais onde a Disney-Rio poderia ser construída, tomando por base o tamanho dos parques no exterior.
Um dos locais possíveis seria uma área na Barra da Tijuca, próxima à avenida Ayrton Senna, que seria de fácil acesso para vem da Zona Norte quanto da Zona Sul. O terreno comporta um resort do tamanho do complexo da Universal Studios de Orlando.
Outro local seria Guaratiba, após a descida da serra, que comportaria um resort do tamanho da Universal Studios do Japão. O local é próximo à Av. Brasil.
O terceiro local proposto pelos autores ficaria no município de Itaboraí, a cerca de 40 Km do centro do Rio, no encontro das rodovias BR-101 e RJ-116.
O poder de atração dos parques de diversão da Disney é inquestionável. Em uma lista dos 10 lugares mais visitados do mundo, elaborada pela Forbes Travel, o Magic Kingdon da Disney, em Orlando, figura em terceiro lugar. Só fica atrás da Time Square, em Nova York, e do National Mall & Memorial Parks, em Washington.
A Trafalgar Square, em Londres, aparece em quarto no ranking e, abaixo dela, está a Disneyland Park, na Califórnia , à frente das Niagara Falls, no Canadá. Outra Disney ainda aparece na lista dos 10 lugares mais visitados: o parque de Tóquio, que está em oitavo lugar.
Fonte: Portal IG

A Opinião:

O Brasil precisa se preparar para o que pode acontecer após o término desses eventos esportivos e culturais de grande porte. Teremos uma sequência de grandes eventos: (Jogos Mundiais Militares, Rock in Rio, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América, Olimpíadas, Paraolimpíadas, além dos tradicionais Carnaval e Reveillon). É fundamental aproveitar essa onda para enfim despertar a nossa vocação para o turismo. A imagem do Brasil tem tudo para mudar ao fim de 2016, enfim o nosso país vai poder mostrar ao mundo a sua verdadeira face.
Temos um país de contrastes, diversas paisagens, muitas etnias, desigualdade social e variedade cultural. Assim sendo, temos atração para todos os gostos e bolsos. O Brasil pode no futuro se tornar o destino mais visado do mundo, é só trabalhar bem agora, pensando no conforto da população brasileira, e consequentemente, no conforto dos turistas. E para aumentar o número de turistas, ter um parque como Disney-Rio, seria fantástico.
Mas, para a Disney se instalar no Rio de Janeiro será necessário alguém com muito dinheiro e ousadia, para arcar com os custos de implantação e manutenção, a probabilidade de ser um tiro certeiro é imensa, pois o mercado carioca geraria um retorno financeiro em curto prazo, ou seja, bom para os investidores.
Para o Brasil seria também um bom negócio, pois continuaria atraindo turistas durante muitos anos, além de gerar empregos diretos e indiretos.
Agora, é só juntar a fome com a vontade de comer.

O Debate:

Você acredita que seria um bom negócio ter a Disney aqui no Brasil?
Você acha que é possível que a Disney venha de fato para o Brasil?

Um comentário:

  1. sim, pois o Brasil esta crescendo muito economicamente, e acho que somos capazes de termos uma Disney aqui e assim expandindo mais o turismo no nosso pais .
    CONCERTEZA, mas depende da economia, expansão, acordos politicos e turisticos de ambos paises!

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