Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclipse total da Lua

Primeiro eclipse total da Lua será nesta quarta-feira

O primeiro eclipse total da Lua a ocorrer neste ano será visível nesta quarta-feira, do início ao fim, em regiões do leste da África, na região central da Ásia, no Oriente Médio e no oeste da Austrália, caso o tempo seja favorável. Parte do fenômeno poderá ser visto da América do Sul.
Portugal vai poder assistir ao fenômeno a partir das 20h58, em Lisboa, hora em que ocorre o nascimento da Lua, disse à Lusa fonte do Observatório Astronômico de Lisboa.
Os cientistas estipulam que o evento completo deve durar cinco horas e meia, sendo uma hora e 40 minutos só de eclipse total. A última vez que aconteceu uma exposição tão longa assim foi em julho do ano 2000.
Conforme o satélite "entrar" na sombra da Terra, ele vai mudar gradualmente de cor, variando do cinza metálico para tonalidades laranjas e vermelhas.
Ao contrário dos eclipses solares, o lunar pode ser visto a olho nu, sem prejudicar a visão.
O único eclipse total da lua que poderá ser visto em 2011 acontecerá nesta quarta-feira (15/06). A informação é do Ministério de Ciência e Tecnologia. No Rio, quem quiser observar o céu mais de perto terá o serviço gratuito no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.
O fenômeno começará a partir das 18h. Segundo a coordenação do museu, como a lua já irá nascer ”eclipsada“ no Hemisfério Sul, os visitantes poderão ver o astro avermelhado até sair do eclipse. O espaço ficará aberto até às 20h.
É um belo espetáculo
 
Serviço

Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão
Telefone: (21) 3514-5200 
O vídeo abaixo simula um eclipse total da Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário