Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cotas Raciais

Sade - Why can't we live together
 
 
 
Tradução da música:
Por Que Não Podemos Viver Juntos?
 
Diga-me por quê, diga-me por quê
Por que não podemos viver juntos?
Diz pra mim por quê
Por que não podemos viver juntos?
Todo mundo quer viver junto
Por quê não podemos estar juntos?
Sem guerra, sem guerra, sem guerra
só um pouquinho de paz
Nós só queríamos que as guerras acabassem
e um pouco de paz no mundo
Todo mundo quer viver junto
Por que não podemos viver juntos?
Não importa qual a tua cor
você é meu irmão
É como eu disse, não importa a tua raça
você é meu irmão
Todos querem viver juntinhos
Por que não podemos viver juntos?
Todo mundo quer viver
Todos chegaram a estar juntos
todos querem viver
Todos chegaram a estar juntos
Todo mundo chegou a unir-se
Todo mundo quer estar unido
Não importa a tua cor
você é meu irmão
Não importa mesmo a tua raça
Você é meu irmão
Todos querem viver unidos
Por que não podemos viver juntos?
viver juntos
Juntos!
 
Um dos muitos fatos:

Moda volta a discutir cota racial em desfiles

Após declarar dificuldades para montar um elenco 100% negro e reacender a polêmica da inclusão racial na moda, Oskar Metsavaht, da Osklen, levou ontem 11 modelos negros, do total de 37 de seu desfile, à passarela da São Paulo Fashion Week. "Não encontrei número suficiente de negros com o perfil da Osklen. Este não é um desfile panfletário e muito menos de protesto."
Metsavaht soube que este é o Ano Internacional da Afrodescendência no Mundo e resolveu comemorar a data na SPFW. "Queria só modelos negros por questão estética. Ficaria lindo na passarela", disse.
Não completou todo o casting, mas chegou a 30% - bem mais do que os 10% que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela São Paulo Fashion Week em 2009, exigia. E ainda um pouco mais do que os 20% que a ONG Educafro reivindica. Mas a Osklen está longe de representar a realidade.
O TAC tinha validade de dois anos e expirou há menos de um mês. Determinava que, se estilistas não levassem ao menos 10% de negros aos desfiles, a SPFW pagaria multa de R$ 250 mil. O manifesto que a Educafro fez na porta da Bienal na segunda-feira pedia que o TAC fosse renovado e a "cota" dobrasse.
"Queremos abrir mercado a brasileiros afrodescendentes. A SPFW não está na Suíça, mas em um país de maioria negra", diz Frei David Santos, diretor da ONG. Oskar não fala em porcentagem, mas defende a cota. "Antes era contra, pois não acho que isso deveria ser imposto. Hoje, sou a favor. Se para trabalhar pela inclusão e pelo fim da discriminação é necessário impor a cota, então que haja cotas."
Paulo Borges, organizador do evento, argumenta que são as marcas que escolhem seus modelos e a SPFW não tem poder para cobrar que incluam negros, índios ou qualquer outro tipo de profissional. Por meio da assessoria, disse que, embora o TAC tenha expirado, ele voltou a recomendar a cota. E sua posição sobre o tema é clara, inclusive por ter adotado um filho negro

 A Opinião:

Separar as pessoas por cotas e obrigar por força da lei que cada raça tenha o seu espaço. Chamam isso de inclusão, de reparação a um mal feito ao povo negro que tanto sofreu em um passado infeliz na história da humanidade.

A humanidade muitas vezes se comporta de maneira estúpida. No tocante a separação da raça humana em diversas outras raças, delegando a uma ou outra maior importância, é um dos maiores exemplos de estupidez que a humanidade acompanha ao longo de gerações.

A mensagem é simples: Por que não podemos viver todos juntos? Sem privilégios para nenhum lado. O sistema de cotas pode ampliar a segregação, os que se sentem lesados, e que muitas vezes não possuiam preconceito racial, podem passar a desenvolver esse preconceito.

Cotas para negros em desfile, como se o negro fosse feio. Cotas para negros nas universidades, como se o negro não tivesse capacidade idêntica a de outras raças. Pra que fragmentar a humanidades em cotas, dividir as raças em seguimentos, será que existe a raça superior ou inferior? 

Vale a pena respeitar as diferenças, todos somos seres humanos. Vale a pena amar o próximo e, principalmente, é necessário deixar essa estupidez chamada preconceito racial apenas na parte ruim dos livros de História. 

Eu fico com a pureza da resposta das crianças:

O Debate:

Você é a favor das cotas raciais?

Em relação a raças, você sofre preconceito ou é preconceituoso?


4 comentários:

  1. Eu acho que essas cotas são ridículas. Só porque é negro tem que ter cota nas faculdades!!! Isso é um absurdo. Então se eu sou branca, eu também não tenho direito as cotas?? Todos temos a capacidade de entrar em uma faculdade ou passar em um concurso, independente de cor. Assim fica muito fácil se dizer negro só pra conseguir o que quer. O pior preconceito é deles próprios. Porque quando uma pessoa branca é chamada de branca, amarela, cor de peido não pode denunciar por racismo ??? E porque quando uma pessoa negra é chamada de negra ou preta ela pode denunciar??
    Ridículo isso ! E EU NÃO CONCORDO COM AS COTAS. Eles são capazes de entrar em uma faculdade sem cota. Basta estudar como todo mundo faz. Não precisa ser negro pra isso !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quantos calouros são mortos sendo brancos e não dizem que é preconceito. E quando um negro morre sendo calouro dizem que é preconceito. RIDÍCULO. ISSO TEM QUE ACABAR. Chega de cota. Todos são capazes de passar em qualquer lugar. Não precisam se dizer que é negro só pra ganhar vantagem sobre os outros !!!

    ResponderExcluir
  3. O 1º comentário também é meu. Só que saiu como anônimo!

    ResponderExcluir
  4. Minha opnião sempre foi de que todos deveriam ter direitos iguais, e de que essas cotas eram um absurdo. Até o dia em que vi que o indice de negros nas faculdades era pequeno em relaçao ao de brancos. Negros não tem as mesma oportunidades que brancos, pois tem uma situaçao economica muito diferente em geral. Acho que é uma questao de auto-estima. Acho que precisam colocar mais negros nas faculdades, para que os outros vejam que eles tambem sao capazes, e para que entre cada vez mais negros, até o dia em que nao seja mais necessaria a lei de cotas. Portanto, sou a favor da lei de cotas, desde que por um tempo limitado.

    ResponderExcluir