Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pão de Açúcar e o Carrefour

O Fato:

Compra do Carrefour prejudica consumidores

 

A possibilidade da compra do Carrefour pelo Grupo Pão de Açúcar pode causar prejuízos para o consumidor. Para Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o negócio precisa ser muito bem definido, por se tratar de uma grande concentração de mercado. 
Segundo Maria Inês, a redução de concorrência por meio de aquisições muitas vezes transforma os consumidores em “reféns” das empresas, por causa do ganho de escala de clientes. Essa concentração, afirma, pode afetar a qualidade dos produtos e até mesmo diminuir os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento, especialmente tecnológico – já que não há concorrência para pressionar por melhores serviços.
Para Frederico Rocha, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fusão pode reduzir a capacidade produtiva no Brasil. Ele acha que o negócio vai reduzir o número de lojas no país, o que pode ter impacto negativo no emprego.
Sobre a possibilidade de monopólio, Rocha calcula que cada companhia tenha entre 15% e 20% do mercado em que atuam. Se analisada a compra em âmbito nacional, a fatia delas salta para 30%. Em algumas cidades, porém, esse bolo aumenta para 80% ou 90%, diz, preocupado, o professor.

A Opinião:

Essa história está muito mal contada, parece que o apoio concedido à Dilma pelo Abílio Diniz está sendo cobrado agora. Assistam esse vídeo que traz uma boa análise sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário