Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Seis graus de separação


A Teoria:

A teoria dos seis graus de separação diz que no mundo todo, são necessários seis ou menos laços de amizade para que qualquer duas pesoas estejam ligadas. Isto é, você conhece tanto o Papa quanto qualquer atriz pornô se for ligando todos os conhecidos de seus conhecidos, 6 vezes sucessivamente.
Parece um pouco confuso, e as vezes até impossível ser verdade, mas se pensarmos um pouco, vemos que é totalmente plausível.
Veremos como eu conheço Larry Page e Sergey Brin, também conhecidos como donos do Google.
No começo de 2007, tive a oportunidade de fazer uma estágio no BID. Logo nas primeiras semanas, tivemos uma reunião e conhecemos o presidente, chamado Luis alberto Moreno. Alguma semanas depois, teve uma palestra com “um tal” de Vinton Cerf (que “inventou” a internet, mas isso é outras história), atualmente vice-presidente do Google. Sendo vice-presidente, é logico que ele conhece os caras.
Sendo assim, eu conheço os bilionários donos do Google em um fator 3 (Moreno, Cerf, Larry/Sergey)
Ainda, qualquer amigo de um amigo meu tem uma relação de 5 camadas com os caras.
Aí alguém diz, os famosos todo mundo conhece, mas e aquele índio lá no meio da amazônia?
Se eu “conheço” o Alberto Moreno, é fato que ele conhece o Celso Amorim ou até mesmo o Lula, que por sua vez, conhecem o Márcio Meira, presidente da Funai. O presidente da funai deve conhecer vários caciques ou representantes das tribos, que conhecem cada criancinha indígena perdida na selva.
Observa-se então mais uma vez a possibilidade de contato através de seis graus de separação.

Adaptado de: http://www.vale1clique.com/curiosidades/teoria-dos-seis-graus-de-separacao/




A Opinião:

Se comunicar é fundamental e o mundo atual oferece instrumentos diversos para isso, basta ver, por exemplo, o sucesso que fazem as salas de bate papo na internet e as redes sociais.
Agora será que essa teoria é verdadeira? A lógica é muito interessante e faz sentido, usando habilidade e contando com boa vontade de seus contatos, é possível se comunicar com qualquer pessoa do mundo, para isso é necessário usar os contatos certos.
Querem tentar?

O Desafio:

Alguém conseguiria provar se essa teoria funciona?

Comentem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário