Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chuva de meteoros


O Fato:

A noite de sexta-feira (12) será o pico da chuva de meteoros Perseidas, provocada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle. O fenômeno poderá ser observado em todo o planeta, mas será melhor visto no hemisfério Norte, pois nos países abaixo do Equador ela será vista muito próximo ao horizonte. No Brasil, a previsão é que o melhor horário para ver o fenômeno seja às 3 horas da madrugada de sábado e que localidades mais ao norte do país terão uma visão mais clara da chuva de meteoros.
A chuva de meteoros Perseidas ocorre todo mês de agosto. Ela é decorrente do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. A passagem do cometa próximo à Terra é uma raridade, mas em todo o mês de agosto, a Terra cruza a nuvem de detritos deixada pelo cometa. De acordo com a Nasa, o espetáculo da chuva de meteoros Perseida é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos. Ela recebe este nome por causa da constelação de Perseu, de onde o chamado radiante de meteoros parece surgir.
Na sexta feira (12) o Planetário de São Paulo vai promover o evento chamado “Banho de Lua”, a aprtir das 19h. Lá, será possível observar o céu com o auxílio de telescópio. Haverá uma apresentação explicando a chuva de meteoros Perseidas além de observação da lua cheia. O Planetário pede para que se chegue ao local às 18h para a retirada de senhas, pois a entrada é franca, mas limitada.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br


Breve comentário:

Nessa hora queria morar no Hemisfério Norte.


Um comentário:

  1. Oque é o treco branco passando no final do video, parece uma nuvem mai oq é?

    ResponderExcluir