Leitura sem fronteiras - Tradutor

sábado, 8 de outubro de 2011

Crianças do século XXI


O Fato:

iPad é um bom presente para o dia das crianças

No mês da criança, estudo sobre tablets vendidos no Brasil, indica que o iPad é o tablet que possui mais opções para o público infantil.
O que leva muito em conta na compra de um tablet, é a escolha do sistema operacional; a maioria dos fabricantes usam o Android Honeycomb, do Google para tablets, mas sem oferecer muitas ofertas de programas para as crianças, sendo apenas encontrados cerca de 500 apps para o Honeycomb e poucas dezenas dedicadas às crianças.
Fazendo com que seu navegador de web seja o principal canal de conteúdo desses aparelhos, onde é possível encontrar livros com vídeo e áudio, revistas especializadas e até mesmo os principais jogos voltados para as crianças.
Já a loja de aplicativos da Apple traz centenas de apps criados para a criança e adolescentes, mas isso tudo, devido aos desenvolvedores da plataforma iOS. Entre os aplicativos que se encontram disponíveis para a criançada, o usuário do tablet iPad, encontrará aplicativos de pinturas digitais, músicas e aprendizado em digitação.
Mas alguns problemas são encontrados, pois grande parte do conteúdo é em inglês e também a App Store brasileira não oferece todos os milhares de aplicativos para o iPad, sendo necessário improvisar e criar assim uma conta americana para ter acesso a todos os conteúdos.
Sendo assim, o dia das crianças está chegando, mas se os papais acharem que ainda não é à hora dela ganhar um tablet, um bom brinquedo com certeza fará a alegria da criança.

Fonte: Oficina da Net 







A Opinião:

Confesso que achei a notícia "iPad é um bom presente para o dia das crianças" simplesmente absurda. Mas isso foi em um primeiro momento.

Parei para pensar que o mundo está mudando a uma velocidade inacreditável e que inclusive a forma de brincar também.

Antes as crianças podiam se reunir nas ruas e brincar de pique, por exemplo. Hoje as ruas não estão mais seguras.

Antes as famílias eram muito grandes, as crianças tinham muitos irmãos, primos e amigos. Hoje, existem muitos filhos únicos, com poucos primos e amigos. Com quem aprendia a dividir brinquedos.

E fundamentalmente, a tecnologia do presente é infinitamente superior a do passado, com muitos estímulos visuais e sonoros, com interatividade homem e máquina, multiplicidade de ações e respostas rápidas. Gerando até uma certa ansiedade por parte do usuário que se irrita ao menor sinal de demora.

Assim, cresce uma geração pronta para essas tecnologias, que precisa apenas aprender a dividir e a esperar. Não podemos tolher a evolução, mas precisamos trazer para o futuro, os bons hábitos do passado.

Acrescentar valores que não podem se perder como por exemplo: paciência e solidariedade.

 



Um comentário:

  1. Steve Jobs revolucionou o mundo, interligando as pessoas e as informações. As novas gerações , desde cedo , já são afetadas pela modernidade e praticidade das novidades tecnológicas.

    ResponderExcluir