Relembrando os fatos:
2011:
Nos últimos 3 anos o Enem teve problemas sérios. A dúvida que fica é: Será que é boicote ou pura incompetência mesmo?
Seja qual for a justificativa, os alunos não podem ficar reféns de um sistema tão falho.
É um erro anular somente a prova dos alunos de uma escola. O correto seria anular totalmente a prova desse ano e punir severamente os envolvidos no vazamento.
Parece
que várias manifestações já estão sendo preparadas, mas pelo que já vi
pelo Brasil, será a mesma coisa: cartazes, nariz de palhaço, gritos de
ordem, enfim...
O fundamental é que os alunos saiam mesmo para as ruas e que busquem justiça, mas procurem agir com inteligência, porque repetir os mesmos protestos dos anos anteriores nós já vimos que não adianta.
Excelente artigo.
ResponderExcluirO próprio ENEM não tem condições de avaliar o grau de conhecimento (não conhecimento?) dos candidatos.
Elaborado de forma primária, carece dos requisitos fundamentais para os objetivos aos quais se propõe (será que se propõe mesmo?)
Ressalto que a EDUCAÇÃO no país tem estado em 'queda livre' há algumas décadas, tendo essa queda se acentuado sobremaneira nesses últimos tempos. TUDO TERIA QUE SER REVISTO - por quem realmente estivesse interessado em fazer a nação alcançar níveis de excelência.
Outrossim, os professores recebem salários de mendicância, quando deveriam ser prestigiados e respeitados, pois são eles os responsáveis pelos 'alicerces' de todo e qualquer sistema educacional.
No que tange à corrupção: 'vazamentos' de resultados , etc ... Nada a dizer, pois tais ocorrências revelam apenas um dos muitos (todos?) setores de responsabilidade do Estado, corroídos pelo descaso das autoridades.
Mirna Cavalcanti de Albuquerque