O Fato:
Reclamações de consumidores em Twitter e Facebook são mais eficientes
Uma pesquisa revelou que as empresas
estão atendendo consumidores insatisfeitos com mais rapidez e
eficiência quando as reclamações vêm pelas redes socais, ainda mais
efetivamente do que através do Procon ou SACs. O atendimento pelo
Twitter pode ser 8 mil vezes mais rápido, e no Facebook, até 1 mil vezes
maior.
A pesquisa foi realizada pela Folha.com, e indicou que as reclamações
que são feitas pelo Twitter e Facebook são solucionadas em até 24 horas.
Enquanto a reclamação feita por telefone levaria, no mínimo, 10 dias
para alcançar algum resultado. O atendimento pelo Procon demoraria ainda
mais, cerca de um mês.
O medo das empresas é a disseminação das reclamações nas redes
sociais. Os protestos dos consumidores podem se espalhar e crescer como
uma grande bola de neve e por isso, tem recebido mais atenção das
empresas.
Órgãos de defesa do consumidor afirmam que o tratamento deveria ser igual, independente do meio. “Qualquer tentativa da empresa
de facilitar o contato é uma alternativa válida, mas isso não pode
virar uma forma de discriminação para um tipo de público”, afirmou a
gerente de relacionamento do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor),
Karina Alfano.
Fonte: Notícias Br
A Opinião:
O povo brasileiro gosta muito de reclamar, mas não gosta de burocracia e lentidão. Além disso, o povo brasileiro é bastante acomodado. Pela internet eles conseguem reclamar com mais agilidade e o melhor, sem sair do conforto da casa.
E o boca a boca, que assombra as empresas, se torna muito mais poderoso com as redes sociais.
A comunicação mostra o seu poder, já derrubou o governo no Egito, já fez reduzir o preço da passagem de ônibus em Teresina (PI) e agora resolve mais rápido os problemas dos consumidores.
As empresas tem mais medo da opinião pública negativa do que da Justiça. E por mais que hajam postos do PROCON espalhados pelos municípios, muitos deles não estão interessados em levar os casos a ferro e fogo...
ResponderExcluirIsso é muito bom.Mostra o poder da redes sociais !
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