Leitura sem fronteiras - Tradutor

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Partido Pátria Livre


O Fato:

TSE concede registro ao PPL, o 29º partido do País

Mais um partido poderá disputar as eleições municipais de 2012: O PPL (Partido Pátria Livre). Ontem, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram,  por unanimidade, o registro da legenda, que utilizará o número 54. Por se tornar o 29º partido com registro na Justiça Eleitoral, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski fez um comentário crítico sobre o sistema político-partidário brasileiro. "Estamos indo além do pluripartidarismo, estamos ingressando no hiperpartidarismo. É uma novidade que criamos no Brasil.", disse Lewandowski.

Como o partido cumpriu as exigências legais para obtenção do registro e não houve nenhum pedido de impugnação, a relatora Cármen Lúcia Antunes Rocha foi favorável à criação da nova sigla. Segundo a relatora, o PPL coletou 492.811 assinaturas certifcadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 11 estados. 

O pedido do PPL foi deferido a três dias do fim do prazo para criação de siglas que queiram disputar a sucessão municipal no próximo ano. O prazo termina sexta-feira (07/10), a um ano do pleito.

Fonte: A tarde.

A Opinião:

Convoco aqui toda e qualquer pessoa que ler esse texto a dizer qual é a ideologia de cada um dos nossos 29 partidos. Tá difícil? Vou facilitar então: basta dizer pelo menos um benefício que cada um desses 29 partidos trouxeram para a população brasileira. Ainda tá complicado? Então mais fácil ainda: basta dizer o nome dos 29 partidos.

Será que alguém conseguiu responder a pelo menos uma dessas três questões? Acredito que não.

Troca-se o nome e nada muda, não quero ofender o novo partido e muito menos os seus membros, mas que novidade vai trazer uma legenda com o seguinte discurso: 

"o Partido Pátria Livre se propõe a reforçar a ampla frente de partidos, entidades e movimentos populares que dá sustentação política ao governo do presidente Lula e lutar incansavelmente pela sua unidade para que ela marche coesa nas eleições de 2010."

O trecho acima foi tirado do site oficial do novo partido, mais precisamente do programa do Partido Pátria Livre. Com esse discurso querem nos libertar de quem? ou ainda libertar de que? 

Torço para que surja um grande governante dessa legenda que possa mudar os rumos da política brasileira e não pra que seja mais uma daquelas legendas nojentas de aluguel, babando por cargos políticos, dispostos a fazer verdadeiros "pactos com o diabo" em troca de poder.

Torço para que chegue o dia em que cada partido seja obrigado a lançar um candidato e assim as alianças só tenham valor a partir do segundo turno. 

E principalmente, torço para que chegue o dia em que o brasileiro vote com consciência e seriedade e que cobre do seu candidato mais do que cobra do treinador da seleção brasileira de futebol.


2 comentários:

  1. Então seria bom vc conversar com algum militante do partido, conhecer as origens... Formular melhor uma opinião. Partido de aluguel são aqueles fundados em um mês e legalizado no outro. Foram dois anos de luta para a legalização, recolhendo assinaturas já que não tínhamos como compra-las, como fazem por aí, e mais ainda, muitos anos de luta como movimento social para transformar esse país. Fomos agentes importantes na luta contra a ditadura, como também atuamos até hoje em várias lutas da nossa população que infelizmente não é livre. Não conquistamos a independência total, somos reféns do imperialismo que subjuga nosso país empurrando-o para uma posição que não explora todo o potencial do Brasil, principalmente revertendo isso para o seu povo. Nossa luta é para garantir o princípio constitucional da soberania do país, e um país que seja igualitário. Mas se vc quer considerar como um partido de aluguel, é pq vc está um pouquinho mal informado, mas não faz mal, eu sei que agora vc pesquisa ;)

    ResponderExcluir
  2. Estou a algum tempo querendo me filiar a um partido e mesmo o partido sendo simples traz uma posição de integridade e seriedade... Como faço para me afiliar???

    ResponderExcluir