Leitura sem fronteiras - Tradutor

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desmilitarizar o planeta


O Fato:

Dalai Lama apela ao "desmilitarizar do planeta"


Dalai Lama apelou na cidade do México ao "desmilitarizar do planeta", defendendo que o dinheiro que é destinado às forças militares deveria ser canalizado para projetos de saúde e educação em todo o mundo.
Para o líder espiritual budista, a ausência de exércitos teria efeitos ecológicos e econômicos muito positivos e o capital destinado às forças militares deveria ser convertido em projetos "mais construtivos e benéficos" para a comunidade internacional.
Na conferência no México, "Aguçar a mente e nutrir o coração", organizada pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação no V Congresso Nacional de Educação do México, Dalai Lama defendeu que o século XXI deve ser dedicado ao diálogo e à Paz, para que as pessoas cheguem a acordo através da conversa "e não através da guerra". 

A Opinião:
Uma ideia tão simples, dita por um líder espiritual, que chega a parecer infantil. Acredito que muitas pessoas devem ter pensado assim, mas é ou não é uma das ideias mais sensatas do ano? 
A sensatez está na matemática pura e simples, ou seja, se calcularmos os gastos com a manutenção de militares e toda estrutura bélica e compararmos com os valores que seriam necessários para melhorar a vida de muitas pessoas pelo mundo, veremos que a ideia é maravilhosa.
Pena que infelizmente existe sim um lado inocente nesse pensamento. A inocência está apenas em não levar em conta a crueldade e a ganância de alguns seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário