Google+ Seguidores

Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nomes das cidades brasileiras

O Fato:

Uma em cada nove cidades do País tem nome de santo

Uma em cada nove cidades brasileiras tem nome de santo. São 652 (11,7%) dos 5.565 municípios do País. Divulgado hoje pelo IBGE, o Banco de Nomes Geográficos do Brasil mostra que São José é citado 60 vezes.
Em seguida, vêm São João (54), Santo Antônio (38) e São Francisco (27). Conhecido como "padroeiro dos trabalhadores e das famílias", São José é um dos mais populares da Igreja Católica.
O objetivo do trabalho do IBGE - disponível na internet (www.bngb.ibge.gov.br) - é ampliar o conhecimento sobre os nomes geográficos e padronizar as grafias para que se tornem oficiais.
Paraty (RJ), por exemplo, se escreve com "y" mesmo, e Ilhabela forma uma só palavra. Por enquanto, o tema aspectos históricos só está disponível para municípios do Rio e do Paraná, mas está prevista para 2012 a inclusão dos Estados de São Paulo, Minas e Goiás.
O IBGE destaca alguns nomes "exóticos", como Boa Morte (MG), Pendura Saia (GO), Saco do Boi (MA), Lagoa do Cafundó (TO), Saco do Cocoruto (RS), Rola-Moça (MG), Vai-Quem-Quer (AM e PA) e Terra da Morte (AM).
Trata-se do primeiro banco de nomes geográficos do País, com informações sobre cerca de 55 mil localidades, entre municípios, vilas, povoados, rios, montanhas, rodovias, áreas indígenas, de proteção ambiental e etc.
Segundo o IBGE, estima-se que 300 nomes de municípios não estão padronizados. Mogi das Cruzes (SP), por exemplo, é Moji das Cruzes na grafia usada pela Academia Brasileira de Letras. No guia, há curiosidades como a origem do nome Volta Redonda (RJ).
"A denominação foi dada em função do Rio Paraíba do Sul, pois a cidade encontra-se em torno de uma curva do rio, quase um semi-círculo, origem do pleonasmo."
Já Varre-Sai, também no Rio, surgiu de um lembrete escrito na porta de um rancho que era ponto de parada dos viajantes de Minas em busca de ouro, no local hoje ocupado pela sede do município. Segundo a placa, todos que ali parassem deveriam limpar o local antes de seguir caminho, retirando as fezes de seus cavalos.
Mangaratiba (RJ) vem das plantações de banana - em tupi, mangara significa ponta da banana, e tiba, lugar. Araruama (RJ) é o local onde as araras bebem água.
O IBGE informou que vai aceitar como variante o nome popular do viaduto Engenheiro Oscar Brito, no Rio, conhecido como Viaduto dos Cabritos. "Erros ortográficos são corrigidos, regionalismos são respeitados", informou o Instituto.

Fonte: Diário do grande abc

A Opinião:


A Igreja Católica possui muita força no Brasil desde o período colonial. A prova disso é a marca deixada nos nomes das cidades. Essa pesquisa é muito interessante, é bom conhecer e valorizar a história da cidade onde vivemos ou visitamos.
Curioso também é o nome de muitas cidades, se entrarmos no mérito dos bairros então nem se fala, vai aparecer cada nome esquisito...
Vale até a pena rolar uma brincadeira nesse post. Se você conhece uma cidade ou um bairro com nome exótico, coloque nos comentários, se possível com um link de uma foto ou vídeo, divirtam-se!  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário