Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Casamento renovável no México

O Fato:

E se pudesse renovar o casamento de dois em dois anos?

A Cidade do México, no México, está a estudar a possibilidade de criar uma lei que permita renovar casamentos de dois em dois anos, escreve a BBC Brasil.
A mudança a ser aprovada deverá fazer parte do Código Civil e permite aos casais "renovarem" a relação se quiserem continuar casados. O objetivo é reduzir o número de divórcios e garantir o apoio para os filhos dos casais.

Em declarações à BBC, a Lizbeth Rosas Montero, que faz campanha pela proposta, afirmou que "dois anos é um tempo mínimo que permite conhecer e avaliar como é a vida em casal. Renovar implica uma certeza quanto aos direitos e deveres".
Neste contrato temporário o casal poderia ainda chegar, desde logo, a acordo em vários pontos como, por exemplo, a pensão de alimentos em caso de divórcio.
Mas alguns deputados, mais conservadores, já demonstraram o seu desacordo com a ideia, porque defendem que "o casamento é para toda a vida".

Fonte: TVI

A Opinião:

Existem coisas que acontecem e que não precisam ser testadas para saber que vai dar errado. Assim é essa lei.

Um mundo que tenta ser cada vez mais ágil não precisa de mais burocracia, além disso essa lei facilita demais a vida de quem quer se divorciar e dificulta a vida dos casais que pretendem se manter unidos.

O modelo atual é mais ágil, com "renovação automática" e se por acaso o casal pensar em se separar, aí sim encaram a burocracia. Isso faz com que as pessoas pensem um pouco mais antes de casar e procure conhecer bem o futuro marido ou a futura esposa durante o período de namoro.

Esse casamento renovável a cada dois anos é uma afronta ao próprio casamento, tornando algo banal, descartável mesmo. Não creio que seja uma boa saída.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário